quinta-feira, 31 de outubro de 2013

O amor faz-nos melhores

 
Que maravilha que seja suficiente amar para ser melhor. Mesmo perigoso, todo o amor, por si só, nos engrandece um pouco, uma vez que ele nos faz amar qualquer coisa para além de nós. São as circunstâncias, as consequências, que são perigosas.
Marie-Alain Couturier

Ilustração: Flores de gardénia do jardim da casa dos meus pais.

2 comentários:

  1. Caro Frei José Carlos,

    A amizade como forma suprema de amor, como as diferentes formas de relacionamento, comporta riscos. E, se esses riscos são inerentes a todas as formas de relacionamento afectivo, não nos podemos fechar numa redoma para permanecer puros. O desafio que se coloca a cada um de nós é no encontro, no relacionamento com os outros em que descobrimos as nossas forças e fraquezas, que nos colocamos à prova. Precisamos ser nós próprios. Sem afectos sobrevivemos mal. Não vivemos, vegetamos. O ser humano precisa alimentar-se de várias formas: física e espiritualmente. É igualmente no amor gratuito dos verdadeiros amigos que o Senhor se faz presente, particularmente quando sentimos que tudo estremece, quando interrogamos tudo e todos. Os amigos que escolhemos ou não, incitam-nos à coragem, ajudam-nos a ver o outro lado das coisas, choram connosco, são incondicionais. Saboreiam igualmente as alegrias como irmãos. Sem amor o peregrinar seria diferente, Frei José Carlos. O que seria da Palavra de Jesus, sem amor ao outro, ao nosso próximo? Como nos recorda Marie-Alain Couturier …” Que maravilha que seja suficiente amar para ser melhor”. …
    Confiemos no Senhor!
    Grata, Frei José Carlos, pelas palavras partilhadas que nos qustionam, pela bela ilustração, pela pureza e doçura que representa. Que o Senhor o ilumine, o abençoe e o guarde.
    Votos de um bom dia e de um bom fim-de-semana, com paz, alegria, confiança e esperança.
    Um abraço fraterno e amigo,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar
  2. Frei José Carlos

    Que maravilha este belo "Pensamento do dia " que propôs para reflexão,e que nos ajuda mais profundamente.Como nos diz Marie-Alain Couturier..."Que maravilha que seja amar para ser melhor,e todo o amor,por si só,nos engrandece um pouco,uma vez que ele nos faz amar qualquer coisa para além de nós .Saibamos nós amar, como Jesus nos ensinou a amar uns aos outros com o amor verdadeiro.Obrigada,Frei José Carlos,pelas belas palavras partilhadas,e pela beleza da ilustração,que gostei muito.Desejo-lhe uma boa tarde com alegria e paz.Bem-haja.Que o Senhor o ilumine o ajude e o abençoe.
    Um abraço fraterno.
    AD

    ResponderEliminar