quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Quem é o administrador fiel e prudente? (Lc 12,42)

Face ao convite à vigilância, Pedro questiona Jesus sobre os destinatários das palavras proferidas, interessa-lhe saber se elas se dirigem a todos ou apenas aos discípulos.
A resposta de Jesus é uma parábola, uma outra parábola sobre a actividade da vigilância, sobre o serviço a exercer durante o tempo de espera pela vinda do Senhor.
Parábola que encerra uma questão extremamente importante, pois Jesus pergunta quem é o administrador fiel e prudente que o senhor estabelecerá à frente da sua casa, para dar a cada um a sua ração de trigo.
A vigilância comporta assim uma dimensão de fidelidade a par de uma dimensão de prudência. Aquele que vigia espera com fidelidade e exerce o seu serviço de forma prudente.
Para cada um de nós esta dupla dimensão é um desafio exigente pois não podemos deixar arrefecer o desejo que sustenta a fidelidade, como também não podemos desperdiçar as oportunidades de fazer frutificar os dons que recebemos.
Há a necessidade de um equilibro, necessidade dessa virtude da prudência que nos leva a não desperdiçar os dons recebidos e a saber trabalhá-los e utilizá-los de forma justa e significativa na expectativa e na esperança de que o verdadeiro dono deles vem para os receber.
Que o Senhor nos fortaleça na nossa fidelidade e nos ilumine na forma de prudentemente colocarmos ao seu serviço e ao serviço dos irmãos os dons que nos foram confiados.

 
Ilustração: “José vigiando os celeiros do faraó”, de Lawrence Alma-Tadema.  

2 comentários:

  1. Frei José Carlos,

    Grata, pela bela partilha do Evangelho de São Lucas,tão profunda que nos ajuda à nossa reflexão.Como nos diz o Frei José Carlos: "Que o Senhor nos fortaleça na nossa fidelidade e nos ilumine na forma de prudentemente colocarmos ao seu serviço e ao serviço dos irmãos os dons que nos foram confiados.Que o Senhor Jesus nos conceda a graça e a força necessária,porque não é fácil.Obrigada ,Frei José Carlos,pelas palavras partilhadas que muito gostei.Continuação de uma boa semana.Bom descanso.Que o Senhor o ilumine o abençoe e o proteja.Bem-haja.
    Um abraço fraterno e amigo.
    AD

    ResponderEliminar
  2. Caro Frei José Carlos,

    Bem-haja por recordar-nos a dupla dimensão que a vigilância comporta: “uma dimensão de fidelidade a par de uma dimensão de prudência”, a assumpção das responsabilidades decorrentes, e como nos salienta no texto que teceu …”
    é um desafio exigente pois não podemos deixar arrefecer o desejo que sustenta a fidelidade, como também não podemos desperdiçar as oportunidades de fazer frutificar os dons que recebemos.”…
    Façamos nossas as palavras de Frei José Carlos e peçamos ao Senhor que …” nos fortaleça na nossa fidelidade e nos ilumine na forma de prudentemente colocarmos ao seu serviço e ao serviço dos irmãos os dons que nos foram confiados.”
    Grata, Frei José Carlos, pelas palavras partilhadas, que nos questionam, que nos ajudam a reflectir sobre como estar vigilantes. Que o Senhor o ilumine, o abençoe e o guarde.
    Continuação de boa semana.Bom descanso.
    Um abraço fraterno e amigo,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar