sexta-feira, 2 de maio de 2014

Deus proíbe o excessivo

 
Perdida na minha megalomania errava como uma alma penada. Não tinha ainda compreendido que se o Senhor nos proíbe o que é excessivo é simplesmente por amor.
Véronique Dufief,

Ilustração: Lírio e tulipa do jardim da casa dos meus pais.

2 comentários:

  1. Caro Frei José Carlos,

    Reflicto sobre as palavras de Véronique Dufief e pergunto-me o que é excessivo para Deus, para cada um de nós. O excessivo é tudo aquilo que me afasta do espiritual, do essencial, da simplicidade em todas as acções.
    O tema proposto é polémico na encruzilhada do que diz a Bíblia e a Igreja. Detenho-me na vida de testemunho de Jesus e penso como foi julgado excessivo por quem estava em desacordo …
    Tudo pode ser excessivo à excepção do amor a Deus e ao próximo. O que nos deve orientar é o equilíbrio em tudo, guiados pela simplicidade de Deus, caminho que sabemos que não é não linear para muitos de nós e tantas vezes cometemos excessos que reconhecemos “a posteriori”.
    O Senhor deixou-nos um desafio permanente que foi o de sermos “sal da terra e luz do mundo” para que possamos contribuir de forma positiva para a sua transformação.
    Grata, Frei José Carlos, pelas palavras partilhadas que nos fazem reflectir e desafiam. Que o Senhor o ilumine, o abençoe e o guarde. Obrigada pela maravilhosa ilustração (quando a amplio parece uma “aguarela”!
    Votos de um bom dia e de um bom fim-de-semana com paz, alegria e confiança.
    Um abraço mui fraterno e amigo,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar
  2. Frei José Carlos,

    Grata,pelo "Pensamento do dia " que nos deixa um grande desafio para reflectirmos mais profundamente.Penso que tudo o que não é amor verdadeiro e puro é excessivo,por que não é amor de Deus,porque Ele é só amor! Agradeço-lhe a maravilhosa e bela ilustração: O lírio,a tulipa , e restantes ,gostei muito.Obrigada,Frei José Carlos,pelas palavras partilhadas.Bem-haja.Que o Senhor o ilumine o guarde e o proteja.Votos de uma boa semana.Desjo-lhe um bom dia.
    Um abraço fraterno.
    AD

    ResponderEliminar