terça-feira, 13 de maio de 2014

O que o Pai me deu vale mais que tudo! (Jo 10,29)

Jesus passeia pelo pórtico de Salomão e é interpelado pelos judeus, que na sua inquietude querem saber até quando Jesus os deixará na incerteza face às expectativas messiânicas.
Uma vez mais são os interesses pessoais, políticos, os interesses humanos que comandam as acções e o interesse destes homens. Pouco se importam com Jesus, querem saber com o que podem contar.
Em resposta à interpelação Jesus confronta-os com o que já lhes tinha dito, com a verdade, que afinal eles não quiseram ouvir nem aceitar. De facto, só as ovelhas, as suas ovelhas, escutam a sua voz, e compreendem o que diz. Eles não eram das suas ovelhas.
E para que não restasse nenhuma dúvida, para que eles pudessem ainda abrir o coração à voz do pastor, à confiança amorosa que orientava a vida e missão de Jesus, à verdade que estava para além dos interesses mesquinhos, Jesus diz-lhes que o que o Pai lhe confiou vale mais que tudo.   
Não é o poder político ou religioso que interessa a Jesus, não é a glória do mundo, tentação sempre presente em todos nós, mas o tesouro que o Pai lhe confiou, os homens e mulheres que na sua fragilidade e limitação necessitam reencontrar o caminho de regresso ao coração do Pai.
Olhando para a nossa vida, diante dos desafios e tentações, face às nossas limitações e fracassos, como era bom não perdermos de vista também estas palavras de Jesus, esta confiança ilimitada no amor do Pai, porque o que Deus nos confiou vale mais que tudo!
Maria, com o seu sim ao anúncio do anjo, com o acolhimento de João junto à cruz, José com o seu sim ao projecto inusitado de Deus, os santos nas suas diversas realidades existenciais, mostram-nos que o que Deus nos oferece vale muito mais que tudo o resto.
Saibamos viver nesta confiança, nesta liberdade face ao mundo e às suas ofertas, na intimidade profunda com Deus Pai, como Jesus, que nos permite valorizar o que verdadeiramente tem valor.

 
Ilustração: “Libertação dos infernos”, de Nikolay Koshelev, Pintura da Igreja Russa em Jerusalém.   

2 comentários:

  1. Saber viver na certeza da oferta que Deus nos faz não é fácil mas é realmente a única maneira de perceber o verdadeiro valor das coisas e encontrar o caminho que nos liberta do fácil e do " sem valor"
    Que Deus nos acompanhe. CR1

    ResponderEliminar
  2. Caro Frei José Carlos,

    Que importante ouvir e confiar como nos recorda que …”Não é o poder político ou religioso que interessa a Jesus, não é a glória do mundo, tentação sempre presente em todos nós, mas o tesouro que o Pai lhe confiou, os homens e mulheres que na sua fragilidade e limitação necessitam reencontrar o caminho de regresso ao coração do Pai”. …
    Grata, Frei José Carlos, pelas palavras partilhadas, que nos recolocam, por exortar-nos a viver a confiança ilimitada no amor do Pai que …” como Jesus, nos permite valorizar o que verdadeiramente tem valor”.
    Que o Senhor o ilumine, o abençoe e o guarde.
    Um abraço mui fraterno e amigo,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar