quarta-feira, 24 de março de 2010

Discípulos livres na Verdade

À medida que a hora de Jesus se aproxima o seu confronto com os fariseus e escribas judeus vai assumindo dimensões mais radicais e violentas. É neste confronto que no entanto alguns se posicionam e acreditam na sua palavra. Para esses, para alguns desses, Jesus dirige estas palavras radicais e desafiantes, comprometedoras no sentido do seguimento a que se propunham: “sereis verdadeiramente meus discípulos, conhecereis a verdade e a verdade vos libertará se permanecerdes na minha palavra”.
Ser verdadeiramente discípulo, conhecer a verdade e ser livre por essa mesma verdade tem uma condição, permanecer na palavra de Jesus.
Permanecer na palavra de Jesus é acreditar e viver que Deus é a Verdade, que nele se encontra a verdade que buscamos e desejamos, uma verdade que não nos é totalmente acessível neste momento, porque não a poderíamos suportar, mas que um dia contemplaremos face a face porque a buscámos e desejámos nas nossas vidas.
Permanecer na palavra de Jesus é acreditar que ele é a Palavra verdadeira de Deus, que a sua vida é a manifestação da verdade de Deus, Deus que é amor e misericórdia, que veio e vem ao encontro dos homens para os resgatar da sua condição de finitude, da mentira das suas vidas. Por isso disse que era o caminho, a verdade e a vida.
Permanecer na palavra de Jesus é acreditar que a Palavra de Deus se fez carne, que assumiu a nossa condição humana com todas as suas realidades, menos a do pecado, para as resgatar e redimir. Os milagres, as curas e os perdões que Jesus opera com aqueles com quem se encontra são manifestações deste resgate e deste assumir em verdade de toda a nossa condição.
Desta forma, permanecer na palavra de Jesus é acreditar também em nós, é procurar a verdade que há em nós, escondida sob as máscaras da vaidade e da arrogância. Necessitamos encontrar-nos com a palavra da verdade sobre nós próprios para nos encontrarmos com a palavra verdadeira de Jesus.
Sendo verdadeiros connosco próprios, sendo verdadeiros com Cristo nosso Salvador e sendo verdadeiros com Deus Verdade essencial poderemos iniciar ou viver um processo que é inevitavelmente de liberdade e libertador e portanto de salvação e santidade.


2 comentários:

  1. Frei José Carlos,

    Obrigada por nos recordar que ..."permanecer na palavra de Jesus é acreditar também em nós, é procurar a verdade que há em nós, escondida sob as máscaras da vaidade e da arrogância."....
    Que difícil exercício e compromisso para connosco próprios e para com Cristo nosso Salvador para "iniciar ou viver um processo que é inevitavelmente de liberdade e libertador e portanto de salvação e santidade". Bem haja, pela força que nos transmite, pelas palavras de coragem e conforto espiritual. MJS

    ResponderEliminar
  2. Frei José Carlos,
    "Sendo verdadeiros connosco próprios, sendo verdadeiros com Cristo nosso Salvador e sendo verdadeiros com Deus Verdade essencial poderemos iniciar ou viver um processo que é inevitavelmente de liberdade e libertador e portanto de salvação e santidade."
    Um processo de conversão encerra em si mesmo o conteúdo da conclusão do seu texto, que transcrevo, exigindo-nos uma vigilância constante de nós, dos nossos comportamentos, testemunhos da permanência na palavra de Jesus.
    O fortalecimento espiritual da oração diária e do silêncio que nos ajuda a construir são essenciais para encontrar a verdade que há em nós.
    Tenha uma santa noite,
    GVA

    ResponderEliminar