quarta-feira, 10 de março de 2010

O Convento de São Domingos de Benfica em 1551

Em 1551, o Arcebispo de Lisboa D. Fernando de Meneses Coutinho de Vasconcelos ordenou ao seu Guarda Roupa Cristóvão Rodrigues de Oliveira que elaborasse um relatório dos rendimentos do arcebispado e das diversas igrejas que o compunham, bem como das gentes que habitavam e formavam a cidade.
Tendo primariamente um objectivo económico, este inquérito permite-nos hoje ter uma visão da cidade de Lisboa não só a nível dos rendimentos eclesiásticos, mas também social e religioso, pois permite-nos um conhecimento do universo congregacional que habitava a cidade e das devoções que nela se desenvolviam através das irmandades e confrarias.
O resultado deste levantamento foi publicado poucos anos mais tarde, possivelmente em 1554, na oficina de imprensa de Germão Galhardo. O autor justifica a publicação do sumário, pois assim se chama a obra, dizendo que os dados recolhidos eram demasiado importantes para o conhecimento da cidade e da sua vida para que ficassem reservados apenas a uma pessoa ou a um grupo restrito.
Obviamente que neste Sumário encontramos dados sobre os conventos dominicanos que havia na cidade. Sobre o Convento de São Domingos de Benfica encontramos o seguinte:
O convento situa-se a meia légua fora dos muros da cidade e nele habitam 33 frades professos.
Tem 5 capelas de missa quotidiana e administradores e ainda celebra mais algumas missas pelas almas dos fiéis defuntos.
Vale a renda do convento 2.500 cruzados. E tem 6 servidores para a comunidade.[1]

[1] SUMÁRIO em que brevemente se contém algumas coisas assim eclesiásticas como seculares que há na cidade de Lisboa. Lisboa, Germão Galhardo, 1554. BNL-RES-84-V – http://purl.pt/14435

2 comentários:

  1. Frei José Carlos,

    Obrigada por esta informação, partilha e excelente fotografia. Que bonita traça arquitectónica e excelente exposição solar! Que luminosidade! Desejo que Deus lhe conserve e estimule o interesse pela pesquisa e divulgação histórica e/ou outra que considerar de interesse.MJS

    ResponderEliminar
  2. Frei José Carlos,
    Um tão belo monumento aqui tão perto convida-nos a uma visita guiada por um Dominicano tão mergulhado na pesquisa de factos históricos relacionados com a Ordem. Facilmente se formaria um grupo e lá se passariam umas horas agradáveis entre a o contexto histórico e a Oração.
    Aqui fica a sugestão.
    GVA

    ResponderEliminar