sexta-feira, 12 de março de 2010

Encontro de Jesus com o escriba

Um escriba aproximou-se de Jesus e perguntou-lhe: Qual é o primeiro dos mandamentos.
E Jesus respondeu-lhe…
Quanta gente se aproxima de Jesus, uns para o interrogarem, outros para serem curados, alguns para lhe armarem ciladas teológicas, multidões que o querem fazer rei porque os saciou com um pouco de pão, um ou outro que pretende mudar de vida, que pretende segui-lo, uns quantos que se reconhecem pecadores e se abeiram dele para serem libertados.
Como eles também nós nos podemos e devemos aproximar de Jesus, trazendo-lhe o que somos e o que fazemos, as nossas infidelidades e os nossos desejos de o seguir, as nossas dúvidas e interrogações. Necessitamos apresentar-lhe o que nos toca, o que nos faz e ainda nos falta fazer para lhe sermos mais fiéis.
Necessitamos coragem e confiança, mas se as tivermos, e apresentarmos a Deus em Jesus o que nos traz inquietos e preocupados, alcançaremos uma resposta como encontrou o escriba que lhe perguntou pelos mandamentos. E mais que uma resposta, uma confirmação da nossa fé e da nossa proximidade no caminho, na medida em que como o escriba reconhecermos que o Senhor tem razão e fala a verdade nas respostas que nos dá.
Apresentemos ao Senhor Jesus nosso Deus as nossas questões, as nossas dúvidas e ansiedades, o que nos tira a paz, e o Senhor nos dará uma resposta que nos confirmará na nossa busca do Reino de Deus.

2 comentários:

  1. Frei José Carlos,

    Obrigada por esta reflexão e pelos conselhos na busca do Reino de Deus. O diálogo que nos sugere é para mim, desde há muito, por diversas razões, a verdadeira "confissão". Peço desculpa se isto não é correcto para um crente, mas é assim que o sinto e pratico. Bem haja. MJS

    ResponderEliminar
  2. Frei José Carlos,
    Em tempo de Quaresma é bem vindo este objectivo exame de consciência para nos abeirarmos do sacramento da Penitência com um verdadeiro desejo de purificação.Que Deus, Senhor Omnisciente de cada um, nos ajude a concretizá-lo com a ajuda do confessor.
    GVA

    ResponderEliminar