segunda-feira, 1 de março de 2010

Encontro Ibérico de Postulantes Dominicanos

A caminhada de formação na Ordem de São Domingos inicia-se com o tempo chamado de postulantado ou pré-noviciado, um período de mais ou menos um ano para conhecer a Ordem, para experimentar minimamente os elementos que constituem a identidade da Ordem e para discernir a vocação religiosa do candidato, para discernir se de facto é este o caminho e missão a que o Senhor chama aquele que ouviu a convocação.
A Província portuguesa tem neste momento um postulante, um jovem de vinte e oito anos que se chama Joel e no Convento de São Domingos de Lisboa vive este ano de experiência.
As Províncias espanholas têm o seu postulantado reunido no Convento de São Paulo de Valladolid e como a etapa seguinte do noviciado é feita em comum, no fim-de-semana que acabou de terminar passei por ali com o Joel para partilharmos com os nossos irmãos espanhóis a caminhada que estamos a realizar. Partilhar o percurso, conhecer os companheiros, estabelecer laços entre aqueles que no próximo ano viverão conjuntamente o tempo de noviciado.
Foram três dias para conhecer o Laércio Amorim, de vinte e seis anos e natural do Brasil, o Sebastian Vera, de vinte e quatro anos e natural do Equador e para eles conhecerem o Joel da Província de Portugal. Foi um fim-de-semana rico de contactos e conhecimentos, pois para além do encontro propriamente dito, da reunião de partilha que tivemos, pudemos conhecer a comunidade conventual, o convento e a cidade com todo o seu rico património histórico. Valladolid foi durante alguns anos capital do reino.
A fotografia que ilustra esta notícia foi tirada diante da fachada da igreja do Convento de São Paulo, convento dominicano, e nela, a partir da esquerda, está o Mestre de Postulantes espanhol frei Juan Carlos Cordero, o Joel, o Sebastian, o Laércio e eu próprio.
Peçamos a Deus para todos o dom da fidelidade e do discernimento para vivermos em verdade a missão a que o Senhor nos chama.

3 comentários:

  1. Frei José Carlos,

    Bom regresso! Bem haja por esta partilha tão gratificante que nos permite conhecer melhor o percurso de um "dominicano". Faço minhas as palavras do Frei José Carlos "Peçamos a Deus para todos o dom da fidelidade e do discernimento para vivermos em verdade a missão a que o Senhor nos chama."MJS

    ResponderEliminar
  2. Frei José Carlos,
    Que experiência enriquecedora a da partilha do percurso pelos que receberam e aceitaram o chamamento. Por todos uma prece para que Deus
    lhes ilumine o caminho que escolheram e os mantenha fiéis à sua vocação.
    GVA

    ResponderEliminar
  3. Frei José Carlos,
    Não contenho este comentário: - Porque não o postulantado da Ordem dos Pregadores da província de Portugal seguir a sua congénere Espanhola e admitir postulantes de países de língua Portuguesa, que não somente de Portugal? Não sei se haverá alguma política explícita mas seria no meu entender um caminho para darmos bom uso ao «Império» da língua em que também falava o Padre António Vieira.
    Uma saudação amiga e uma reflexão Evangélica de que também Vieira falava «si vis potes».
    Domingos Mesias.

    ResponderEliminar