segunda-feira, 23 de julho de 2012

Permanecei em mim (Jo 15,4)


Permanecei em mim!

Que convite magnífico nos deixaste Senhor.
E nós andamos sempre por fora,
Como vagabundos sem eira nem beira.

Parece tão fácil, sem complicação,
Mas como é difícil Senhor,
Como nos deixamos levar como palha pelo vento.

Permanecer em ti e contigo deveria ser-nos mais natural.
Ar que respiramos, oceano em que mergulhamos.
Mas permanecer significa lançar raízes, raízes profundas.
Mergulhar em ti, e perder-me nesse mar sem fundo
Nessa luz que encadeia e inebria.

Permanecer em ti é sair de mim, abandonar-me
Como despojo de uma batalha já vencida,
Pelo qual já não vale a pena lutar.

Tudo é pó e ao pó regressará
Apenas a raiz lançada em ti permanecerá
Dará o fruto da tua seiva de vida.

Sair de mim para permanecer em ti
Soltar amarras deste amor para ancorar no teu amor.
E permanecer, permanecer
Cada vez mais enraizado.

Ilustração: Comungando na Eucaristia celebrada na Catedral de Santiago de Compostela. 7 de Julho de 2012.

2 comentários:

  1. Frei José Carlos,

    Ao reflectirmos sobre o discurso que Jesus dirige aos discípulos sobre a videira e os ramos (Jo 15, 1.8) e que visa todos nós que bom poder saborear as palavras do poema oração que teceu. Permita-me que transcreva uma das passagens:

    ....

    “Permanecer em ti e contigo deveria ser-nos mais natural.
    Ar que respiramos, oceano em que mergulhamos.
    Mas permanecer significa lançar raízes, raízes profundas.
    Mergulhar em ti, e perder-me nesse mar sem fundo
    Nessa luz que encadeia e inebria.”
    ….

    Que Deus nos dê a Sabedoria para “permanecer nEle e as Suas palavras permanecerem em nós para podermos pedir o que quisermos”.
    Grata, Frei José Carlos, pela partilha profunda, que nos maravilha e que nos dá confiança para
    ….”permanecer, permanecer
    Cada vez mais enraizado”.

    Que o Senhor o ilumine, o abençõe e proteja.
    Bom descanso. Aproveite para descansar e restabelecer-se, Frei José Carlos.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar
  2. Frei José Carlos,

    Muito grata, Frei José Carlos,pela maravilhosa partilha tão profunda do Evangelho de São João,que nos dá confiança em permanecer,permanecer em ti e sair de mim,abandonar-me e permanecer,permanecer cada vez mais enraizado.Obrigada,Frei José Carlos,por esta Meditação tão profunda que pela manhã me deixou maravilhada.Gostei muito da bela ilustração da Celebração da Eucaristia na Catedral de Santiago de Compostela,na qual eu tive a graça de estar presente.Grata,Frei José Carlos,pela bela Meditação que partilhou connosco.Bem-haja.Que o Senhor o ilumine o proteja e o abençõe.Um bom descanso.Continuação de uma boa semana.
    Um abraço fraterno.
    AD

    ResponderEliminar