terça-feira, 3 de julho de 2012

Quarta Etapa de Redondela até Pontevedra.

A natureza enche-nos os olhos.

Ponte sobre o rio Ponte Nova.

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    É como o irmão diz “A natureza enche-nos os olhos”. Toca-nos o espírito e eleva-nos espiritualmente no silêncio, por vezes quebrado, pela música que a própria natureza produz e terá levado o ser humano a imitar. Ficamos satisfeitos(as) por saber que vão progredindo no Caminho com fé e a ajuda de Deus. Damos graças a Deus. Que o Senhor proteja e abençõe a todos. Continuação de boa Caminhada.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    P.S. Hoje que celebramos a festividade de São Tomé, apóstolo e mártir, permita-me, Frei José Carlos que recorde a memória do Padre Alberto Neto que há 25 anos a maldade humana retirou do nossso convívio, partilhando um excerto de uma Homília de 1973 e o Cântico de entrada com que iniciámos, ao final da tarde, uma missa, na Capela do Rato, onde foi evocado o Padre Alberto Neto.

    (...) Que S. Tomé nos leve a duvidar da segurança da nossa sociedade, chamada justa de direito mas que os factos revelam tão injusta. Que daí nasça a coragem duma cidade nova, onde a palavra irmão tenha o sabor da verdade. Então podem surgir Tomés a gritar: «Se não meter a mão no teu lado não acreditarei». Podem gritar porque, se o seu grito for honesto como o de Tomé e encontrarem o que este encontrou, acabarão todos por dizer: «Meu Senhor e meu Deus!» (…)
    P. Alberto Neto
Capela do Rato, Lisboa, 6.5.73 

    In Padre Alberto Neto - Testemunhos de uma voz incómoda, Texto Editora


    Hino da Esperança

    Letra: Padre Alberto Neto
    .........
    “Ao amor que te arrasta, não perguntes, aonde vais, irei contigo

    No corpo da terra semearás, flores de trigo, flores de trigo (Refrão)
    E às bocas da fome anunciarás, Pão de paz, Pão de paz, irei contigo (Refrão)

    Se aos homens vais falar das injustiças, e da paz, e da paz, irei contigo
    Se as estradas que percorres são de paz, e justiça, e justiça, irei contigo
    Se a esperança cai desfeita a teus pés, recomeça, recomeça, irei contigo.”
    .........
    Capela do Rato, 3 de Julho de 2012

    O Padre Alberto soube ser instrumento de Deus, como muitos outros souberam e sabem sê-lo, semeando, sem se proteger, e os frutos continuam por várias gerações. Sabemos que não resistimos à usura do tempo mas pedimos a Deus que nos dê a fé e a coragem que sempre soube transmitir ensinando o caminho do Bem, da fraternidade, da paz e da justiça.

    Obrigada, Frei José Carlos. Bem-haja.

    ResponderEliminar