segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Atmosfera cristã

 
Há uma certa atmosfera cristã, uma certa atmosfera da vida humana cristã, e como que uma espécie de atmosfera natural da graça. É difícil de definir, mas sente-se muito bem no Evangelho, e parece-me que o âmbito das bem-aventuranças lhe dá o tom.
Marie-Alain Couturier

Ilustração: Cúpula central da Basílica do Rosário no Santuário de Lourdes.  

1 comentário:

  1. Caro Frei José Carlos,

    …”Foi então que Tu me respondeste Senhor: Bem-Aventurados os que no coração se reconhecem pobres pois é deles tudo o que há-de vir/…/Bem-Aventurados os que rompem o acordo de implacáveis certezas pois serão outros os caminhos da consolação/…/Bem-Aventurados os que estendem largos os gestos de misericórdia pois a misericórdia os iluminará/…/Bem-Aventurados os que não turvam seu olhar puro pois no confuso do mundo verão passar o próprio Deus”(*). As Bem-Aventuranças são a síntese da mensagem de Jesus, são a confiança e a esperança dos cristãos, e como nos recorda Marie-Alain Couturier há …”uma certa atmosfera da vida humana cristã (…) que “o âmbito das bem-aventuranças lhe dá o tom”.
    Grata, Frei José Carlos, pelas palavras partilhadas, importantes para iniciar mais uma semana, pela bela ilustração. Que o Senhor o ilumine, o abençoe e o guarde.
    Votos de uma boa semana.
    Um abraço fraterno e amigo,
    Maria José Silva

    Nota:(*) excerto retirado de “Um Deus Que Dança, Itinerários para a Oração, José Tolentino Mendonça, 2011”

    ResponderEliminar