terça-feira, 2 de setembro de 2014

Que tens que ver connosco? (Lc 4,34)

Jesus desceu a Cafarnaum e como habitualmente foi à sinagoga onde encontrou um homem possuído por um demónio impuro.
Encontro casual, ou não, vai servir para mais uma manifestação da identidade e da pessoa de Jesus. Ele, ou eles, sabem quem têm diante de si, sabem quem é Jesus de Nazaré, o Santo de Deus e que veio para os destruir.
Encontro que manifesta para além da pessoa de Jesus a realidade humana quando se encontra possuída, quando se encontra escrava do mal. Se num primeiro momento o demónio se dirige a Jesus no plural, como se fossem muitos, depois fala-lhe no singular, como se fosse um só. A identidade do homem possuído, habitado pelo mal é assim uma identidade confusa, fragmentada, em desunificada.
Jesus, ao contrário, é o homem plenamente unificado, uma vez que Ele e o Pai são um só, e oferece-nos essa unidade na nossa humanidade, para que também nós sejamos um com Ele e com o Pai. Jesus é a unidade porque uniu em si a divindade e a humanidade, e convida-nos a viver igualmente essa unidade, na qual o homem recobra a sua verdadeira identidade.
E neste sentido, podemos perguntar-nos se não é esta a nossa verdadeira e grande aspiração, a aspiração mais profunda de toda a humanidade, viver em unidade, uns com os outros e todos com Deus?
Para tal necessitamos libertar-nos de tudo o que nos divide e impede de viver a unidade interior, de tudo os que fragmenta, que nos confunde, que nos distrai do verdadeiramente fundamental. Quanto mais nos libertarmos desta confusão e divisão, dessa grande doença esquizofrénica de que todos sofremos em maior ou menor grau, mais espaço e tranquilidade terá Deus para entrar e permanecer, para fazer do nosso coração a sua habitação.
Podemos começar hoje esta libertação, podemos já ter começado, mas em qualquer circunstância não podemos deixar de perder de vista neste processo que ele é um trabalho lento, paciente, a longo prazo, de toda uma vida, e os resultados serão mais ou menos visíveis na medida do acolhimento do sopro do Espirito de Deus.
Necessitamos obedecer à ordem de Jesus, calar o que nos habita, para que sejamos libertados e o Senhor possa entrar.

 
Ilustração:
“O Vale de lágrimas”, de Gustave Doré, Peti Palais, Paris.

Sem comentários:

Enviar um comentário