quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Todos os que tinham doentes traziam-nos a Jesus. (Lc 4,40)

A visita à casa de Pedro é a oportunidade para mais uma manifestação do poder de Jesus. Num primeiro momento com a cura da sogra de Pedro, que se encontrava acamada com febre, e depois com a cura de todos aqueles que lhe eram apresentados.
Inevitavelmente chama-nos a atenção o poder de Jesus, a sua compaixão para com aquelas pessoas; mas não podemos deixar de ter presente também aqueles que pedem a Jesus, os que trazem os seus doentes a Jesus, para que ele os cure.
No seu anonimato desenvolvem e testemunham uma fé e uma compaixão que não pode deixar de nos tocar, de nos interpelar, porque também nós, cada um de nós, pode apresentar e pedir a Jesus por aqueles que estão doentes, por aqueles que sofrem ou são vítimas de alguma situação.   
Jesus cura, Jesus combate e expulsa o mal e tudo o que provoca o mal, Jesus liberta, não só porque ele é o Mestre da Vida, mas porque também nesses pequenos gestos e milagres se revela e desenvolve o acontecer do Reino dos Céus. A Boa Nova do Reino anuncia-se e traduz-se em actos concretos, em acontecimentos concretos.
E hoje, tal como naquele dia, nós podemos ser actores e participantes deste desenvolvimento, quando assumimos apresentar diante de Deus os nossos irmãos que sofrem e estão doentes. Jesus convida-nos a partilhar este cortejo, a assumir as dores dos outros como nossas, a ser misericordiosos, a manifestar a nossa própria fé em Jesus que cura e salva.
Felizes somos nós, quando diante de Jesus apresentamos na oferta da nossa oração aqueles que estão doentes, sofrem ou são vítimas de qualquer violência. Tal como nos promete o Senhor, serão eles que nos acolherão na eternidade com o amor que lhes tivermos tributado.

 
Ilustração:
“Jesus curando a sogra de Pedro”, de John Bridges.   

1 comentário:

  1. Caro Frei José Carlos,

    A fé só é verdadeira se for vivida com profundida com Deus e na relação com os outros independentemente do lugar onde se encontram. A manifestação da fé assume formas diferentes no amor e na amizade, na compaixão, na misericórdia, no cuidado com os outros, e lato sensu, na oração ao Senhor.
    Como nos recorda, ...” Jesus cura, Jesus combate e expulsa o mal e tudo o que provoca o mal, Jesus liberta, não só porque ele é o Mestre da Vida, mas porque também nesses pequenos gestos e milagres se revela e desenvolve o acontecer do Reino dos Céus.”…
    Grata, Frei José Carlos, pela partilha do texto da Meditação, profunda, que nos dá confiança e nos exorta a “devolver a Jesus a Bondade com que nos ama” e que nos leva à prece, ...” Felizes somos nós, quando diante de Jesus apresentamos na oferta da nossa oração aqueles que estão doentes, sofrem ou são vítimas de qualquer violência.”… Bem-haja.
    Que o Senhor o ilumine, o abençõe e o guarde.
    Continuação de um bom dia e de uma boa semana, com paz, alegria e confiança.
    Um abraço mui fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar