sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Vinho novo em odres novos! (Lc 5,38)

Está no mais profundo do nosso ser, é um desejo que nos habita, e tem levado homens e mulheres às buscas mais loucas, aos maiores desafios para o encontrar. Alguma da publicidade que todos os dias nos entra em casa não tem outro objectivo que mostrarmos as possibilidades existentes do seu alcance fugaz, o elixir da eterna juventude.
Suspiramos por ele, lutamos por ele, e algumas vezes perdemos a vida por ele, e contudo desde há dois mil anos que ele está à nossa disposição, que nos é oferecido gratuitamente.
A novidade de Jesus, de que vinho novo exige odres novos, vem ao encontro desse grande desejo, é a resposta à nossa aspiração mais secreta para permanecer eternamente jovens.
Acessível a todos, este segredo exige contudo um investimento, um investimento sério e contínuo para que de facto possa produzir os resultados desejados e incomparáveis.
Jesus, que é o eternamente jovem, “antes de Abraão existir eu sou” (Jo 8,58) oferece-nos a sua juventude, a sua eternidade e na medida do nosso acolhimento, da nossa abertura, assim essa novidade e juventude nos preenche e transforma.
Para o vinho novo que Jesus é, exige-se os odres novos do nosso coração, a abertura e a disponibilidade permanente para o acolhimento da novidade que Jesus é. A lei do amor e a novidade do amor transformam-nos.
É incontestável que o amor é o segredo da eterna juventude, pois é graças a ele que a alma e o coração permanecem eternamente jovens, o amor ancora-nos na eterna juventude de Jesus que é o sinal evidente do amor.
Muito de nós já pudemos comprovar esta verdade, pois cruzámo-nos com pessoas que apesar da sua idade permaneciam jovens no seu coração e no seu espirito. E quando escutámos as suas histórias de vida percebemos que a sua juventude derivava do muito amor com que tinha vivido, com que tinham partilhado a sua vida com os outros.  
O elixir da eterna juventude está assim à nossa disposição, próximo da nossa mão. Que o desejo profundo que nos habita nos atreva a acolhê-lo na nossa vida e a partilhá-lo com os outros.

 
Ilustração:      
“O aguadeiro de Sevilha”, de Diego Velázquez, Wellington Museum.

1 comentário:

  1. Caro Frei José Carlos,

    Ao privilegiarmos a aparência, o aspecto físico, como forma de beleza e juventude não é difícil hipotecarmos a própria vida para permanecermos jovens. É esta a realidade que vivemos há muito, fruto de múltiplos factores. Esquecemo-nos que somos um todo, físico e espírito. Como nos afirma, ...” É incontestável que o amor é o segredo da eterna juventude, pois é graças a ele que a alma e o coração permanecem eternamente jovens, o amor ancora-nos na eterna juventude de Jesus que é o sinal evidente do amor.”…
    Precisamos estar disponíveis para acolher a novidade que é Jesus, para segui-Lo, realizando e partilhando o Seu testemunho. É esta a verdadeira Lei do amor que nos transforma.
    Grata, Frei José Carlos, pela partilha da Meditação, profunda, que nos desinstala e desafia, por recordar-nos que ...” O elixir da eterna juventude está assim à nossa disposição, próximo da nossa mão.”… Que o Senhor o ilumine, o abençoe e o guarde.
    Votos de um bom fim-de-semana, com paz, alegria e confiança.
    Um abraço mui fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar