sábado, 25 de março de 2017

Eis a escrava do Senhor! (Lc 1,38)

A anunciação do Anjo Gabriel a Maria é uma daquelas narrações bíblicas que se prestam à nossa contemplação. Cada versículo, cada detalhe, cada palavra, pode iluminar o nosso coração na contemplação deste mistério.
Sabemos como à saudação do Anjo Gabriel a jovem de Nazaré fica perturbada, mas ainda assim não deixa de se manifestar humilde e disponível diante de Deus, face ao projecto de Deus que lhe é anunciado.
A sua confiança é grande e por isso o abandono à vontade de Deus é total. O sentido da pergunta que coloca, “como será isto”, não é uma dúvida ou um entrave, mas bem pelo contrário, uma oferta, um perguntar o que queres que faça.
Maria não dá as razões que poderia dar face à pergunta que coloca, razões válidas, como a de José, a dos comentários do povo, a da sua segurança. Ela nada antepõe ao plano de Deus, ao anúncio feito, Maria não dúvida, ela apenas crê, faz confiança na verdade que lhe é anunciada.
E ainda que não compreenda o que lhe é dito, a dimensão do mistério em que está a ser envolvida e assume participar, ela não deixa de livremente acolher esse mistério, o anúncio feito, ela vai conceber do Espirito Santo e dar à luz um filho que será chamado Filho do Altíssimo. Será ele, o seu filho, que salvará o povo.
Diante de ti Maria, Serva do Senhor, ensina-nos a discernir a vontade de Deus, a acolher sem reservas e com fé, a dizer sim como tu disseste. Nossa Senhora do Sim rogai por nós.

 
Ilustração:
“Anunciação”, de Bartolomé Esteban Murillo, Museu do Prado, Madrid.

1 comentário:

  1. Que Maria nos ensine a discernir a vontade de Deus em tudo.Obrigada,Frei José Carlos por este texto tão profundo e rico de sentido.Também pela beleza da ilustração,gostei muito.Que o Senhor o ilumine o guarde e o proteja.
    Um abraço fraterno.
    AD

    ResponderEliminar