quarta-feira, 29 de março de 2017

Meu Pai trabalha incessantemente! ( Jo 5, 17)

Para o paralítico curado por Jesus uma vida nova começava. Tudo agora seria diferente. Para Jesus também uma nova fase da sua vida se inicia, pois o milagre realizado fornece motivos a todos aqueles que o queriam ver morto, que queriam ver-se livre dele, para agirem de forma mais organizada e sistemática. E tudo isto porque o milagre foi realizado a um sábado, dia sagrado de descanso, dia em que estava proibido trabalhar.
Este facto, esta transgressão de Jesus do preceito sabático, vai dar origem a uma discussão, a um debate teológico entre Jesus e aqueles que se lhe opunham, que o criticavam. Neste debate Jesus começa por afirmar que o Pai trabalha sempre, incessantemente, e ele próprio também trabalha todo o tempo. Afirmação escandalosa, provocatória, pois coloca em causa o sábado enquanto dia sagrado de descanso e afirma uma filiação divina impossível de aceitar.
A afirmação de Jesus revela contudo a acção permanente de Deus Pai na história e na vida de cada homem, uma acção vivificante, iluminadora, uma acção sempre renovada em cada dia e em cada momento. Deus trabalha pela salvação dos homens, dá-lhes a vida e oferece-lhes a ressurreição.
E Jesus trabalha juntamente com o Pai, pois o Pai age por Jesus, nas suas obras e palavras, na sua vida transformadora da vida de todos os homens, no cumprimento da vontade salvadora. E é desta intimidade e unidade de acção que provém todo o poder das obras de Jesus.
O evangelista São João regista nesta discussão de Jesus com os judeus, de forma paradigmática, a filiação divina, a divindade de Jesus, precisando que é esta afirmação da filiação o motivo porque Jesus será conduzido à morte.
Ao declarar que Deus era seu Pai e que trabalhava em união com ele, Jesus faz-se igual a Deus, assume a sua natureza, e isso é intolerável para aqueles que o escutavam e aceitavam Deus escondido no santo dos santos, mas não mais que isso. Outra presença real, possível de manifestação aos sentidos era impossível.
Face a esta discussão, e ao fim a que levou, temos que agradecer a Deus a felicidade e a honra de sermos convidados a viver como filhos e de acolher a partir de Jesus a vida divina do Pai. Neste acolhimento fazemos a experiência do trabalho do Pai, a sua acção na nossa vida, acolhendo-a e transfigurando-a apesar das nossas infidelidades e faltas.
Deus não deixa de trabalhar incessantemente para nos conformar à sua imagem, para nos fazer regressar à natureza gloriosa com que nos criou. Saibamos nós acolher esse trabalho com humildade procurando viver a vontade de Deus Pai na nossa vida.

 
Ilustração:
“Jesus e a mulher adúltera”, atribuído a Tintoretto, Academia de Veneza.

1 comentário:

  1. "Deus trabalha incessantemente para nos conformar à Sua imagem..." Podemo-nos perguntar: Correspondemos a esse trabalho? Qual a semelhança com Deus que já conseguimos? Inter pars

    ResponderEliminar