quinta-feira, 9 de março de 2017

Pedi e dar-se-vos-á! (Mt 7,7)

Na continuidade da oração do Pai-Nosso, Jesus apresenta aos seus discípulos a oração de petição, a oração que dirigimos ao Pai para que nos alcance algum bem, alguma resposta, uma solução, a resolução de algum problema.
A sequência dos verbos, pedir, procurar, bater, acentua a condição inerente e fundamental desta oração, a confiança total no Pai que responde. É a um pai que nos dirigimos e pedimos, um pai que nos ama e quer a nossa felicidade.
O amor e a bondade dos pais nesta vida e nesta terra são um reflexo da bondade e do amor do Pai do Céu, e portanto, como nos diz Jesus, se os pais são capazes de dar coisas boas aos filhos como não haveria de acontecer o mesmo com o Pai do Céu.
Contudo, acontece muitas vezes que depois de termos rezado, de termos pedido alguma coisa a Deus, nasce em nós um sentimento de que não fomos escutados, que o nosso pedido não foi atendido. São os momentos de provação que não terminamos de compreender.
É nesses momentos e perante essas realidades, que não se resolvem como desejamos e esperamos, que a nossa oração deve ser mais intensa, mais confiante, pedindo a Deus que nos conceda a graça de o louvarmos no meio das nossas tribulações.
É a oração da confiança total, da confiança no seu amor, da confiança na sua sabedoria. Ele conhece-nos melhor que nós próprios, e não deixará nunca de nos conceder o que é melhor para nós. Quem sabe se o melhor não é a graça de aceitar a nossa debilidade, a nossa finitude, a circunstância da nossa história que tem um princípio e um fim.
Por experiência sabemos que a oração pacifica e reconforta o nosso coração. Que a nossa oração nesta Quaresma seja uma experiência mais intensa desta paz e bondade para podermos permanecer em todas as circunstâncias no louvor do Pai que nos ama.

 
Ilustração:
“A morte de São José”, de Paolo de Matteis, Museu Cívico de Castel Nuovo, Nápoles.   

1 comentário:

  1. Tenho gostado muito de todos os textos de Meditação, nos ajuda muito à nossa reflexão nesta primeira semana da Quaresma bem-haja.Obrigada,Frei José Carlos,por todo o seu apoio,para melhor vivermos esta Quaresma mais unidas ao Senhor Jesus.Que o Senhor o ilumine o proteja e o abençoe.
    Um abraço fraterno.
    AD

    ResponderEliminar