quarta-feira, 8 de março de 2017

Fizeram penitência ao ouvir Jonas. (Lc 11,32)

Jonas é um profeta pouco habitual, um homem chamado por Deus, mas que tem imensas dificuldades em assumir a missão confiada. Para grande surpresa sua, a pregação que realiza em Nínive alcança os seus fins, todos os homens se submetem a uma penitência para que a cidade não pereça ao castigo divino.
Inusitadamente, na sua pregação, e face à incredulidade dos seus ouvintes, Jesus vai servir-se deste profeta e da sua missão para colocar em destaque a atitude perversa daqueles que o ouvem e exigem um sinal. A esta exigência Jesus responde que nenhum sinal lhes será dado mais que o sinal de Jonas.
E o sinal de Jonas, o que leva à penitência dos ninivitas, é a sua pregação, é o anúncio da condenação que foi proferida sobre a cidade. Perante tal anúncio todos mudam de vida, todos assumem atitudes de conversão.
É esta a atitude que Jesus esperava dos seus ouvintes, essa adesão simples e sem qualquer questionamento, pois também ele apelava a uma mudança de vida, e mais, oferecia livremente essa mudança de vida.
Jesus é assim o sinal por excelência para acreditar e mudar de vida e portanto a questão que coloca é a do acolhimento desse sinal, dessa presença transfiguradora. Se os ninivitas acreditaram em Deus por intermédio de Jonas e mudaram de vida porque não acreditam aqueles que ouvem Jesus? Porque não mudam de vida pela sua palavra e pelos sinais que a acompanham e confirmam?
Jesus é o sinal, é a presença, é a realidade, e a questão que nos coloca é porque nos custa tanto aderir a ele, porque adiamos de um dia para o outro a nossa adesão e conversão. Após um dia de pregação na grande cidade os ninivitas fizeram penitência, porque não somos nós tão diligentes na mesma atitude?
É aqui e agora, na oportunidade que se nos oferece, que o Senhor nos pede a atitude de mudança, a conversão, a adesão a si próprio como nosso Redentor que é.

 
Ilustração:
“Jonas pregando aos ninivitas”, iluminura do Livro de Horas do Condestável Anne de Montmorency, Museu Condé.

Sem comentários:

Enviar um comentário