domingo, 19 de dezembro de 2010

Antífona do Ó do dia 19 de Dezembro

Ó Rebento da raiz de Jessé, sinal erguido diante dos povos, vinde libertar-nos, não tardeis mais.

À medida que o tempo passa a ansiedade vai aumentando e o sussurro de expectação vai crescendo também. Vem Senhor, vem, não tardeis mais.
A raiz antiga e velha está carcomida da infidelidade e da falta de esperança. Parece já morta, sem seiva e sem vida. Mas eis que um rebento, um novo ramo se anuncia nessa raiz já quase sem vida.
Como os rebentos à volta da oliveira assim são os filhos nascidos na juventude, feliz do homem que assim encheu a aljava. A oliveira neste caso é já velha, milenar, contudo o Filho, que toma o lugar de todos os filhos não nascidos na juventude, enche a aljava, recupera e retoma tudo o perdido desta raiz, deste pai.
Como flecha nas mãos de um guerreiro assim é este rebento, cheio de força e de vigor para liquidar o inimigo. E liquida-o nascendo dessa raiz já carcomida, rebento novo e insuspeito para o inimigo. Dali já nada havia a esperar e no entanto eis o rebento.
Rebento que cresce e se faz árvore, que estenderá um dia os braços para abraçar o céu e a terra, para unir os filhos com o Pai. E à sua sombra se abrigarão os homens, porque desse rebento crescido e feito árvore da vida nos virá a salvação e a protecção.
O rebento será assim um sinal erguido diante de todos os povos, para todos os povos, um sinal de esperança porque também de vitória sobre o último inimigo.
Vem Rebento da raiz de Jessé, vem, porque só em ti e por ti podemos ser enxertados na verdadeira raiz, podemos ser alimentados com a verdadeira seiva da vida, podemos dar algum fruto que mereça ser colhido para a eternidade. Vem Senhor, não tardeis!

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    A partilha das Antífonas de Ó encorajam e ajudam a iluminar a nossa espera do “Senhor e Salvador”numa caminhada conjunta.
    Permita-me que cite o último parágrafo ...” Vem Rebento da raiz de Jessé, vem, porque só em ti e por ti podemos ser enxertados na verdadeira raiz, podemos ser alimentados com a verdadeira seiva da vida, podemos dar algum fruto que mereça ser colhido para a eternidade. Vem Senhor, não tardeis!”
    Obrigada pela partilha desta bela Meditação. Bem haja Frei José Carlos.
    Votos de uma boa semana.
    Um abraço fraterno
    Maria José Silva

    ResponderEliminar