quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Antífona do Ó do dia 23 de Dezembro

Ó Emanuel, nosso rei e legislador, esperança das nações e salvador do mundo, vinde salvar-nos Senhor nosso Deus.

Emanuel, Deus connosco, que alegria e que conforto. Deus está próximo, está connosco, é a nossa protecção. Como diz São Paulo o que nos poderá separar do amor de Deus, do amor feito tão próximo, feito nosso; a espada, a fome, a perseguição, a morte? Nada nos poderá separar do Deus feito homem, do Deus que quis estar connosco, ser um de nós, do Deus amor por cada um de nós.
E porque nada nos poderá separar podemos chamá-lo nosso rei e nosso legislador, aquele que nos governa e nos dá a sábia lei da caridade e da misericórdia. Não é um rei distante, nem são leis que nos desconhecem, pelo contrário porque o nosso Deus fez a nossa experiência de vida deu-nos uma lei que é vida, que não nos afasta de nós mesmos mas nos integra ainda mais na humanidade redimida, na nossa condição divina tantas vezes obscurecida pelas nossas infidelidades.
Vem Salvador do mundo e esperança das nações porque só tu nos podes resgatar, só tu pela experiência da incarnação nos podes apontar os caminhos para a transformação do mundo e a construção de uma nova história.
Por ti esperamos Senhor, vem, não tardes, alenta a nossa esperança, transforma os nossos corações e fortalece os nossos braços neste desejo de ter sermos fiéis e colaborarmos na construção do teu Reino de paz, justiça e amor.

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    A partilha da Meditação de hoje dá-nos força, reforça a nossa fé, pacifica as nossas incertezas, acalenta a nossa esperança. Permita-me que o cite ...”Deus está próximo, está connosco, é a nossa protecção”... (...) Na verdade é como afirma ...”Nada nos poderá separar do Deus feito homem, do Deus que quis estar connosco, ser um de nós, do Deus amor por cada um de nós.”… “Deus fez a nossa experiência de vida deu-nos uma lei que é vida, que não nos afasta de nós mesmos mas nos integra ainda mais na humanidade redimida, na nossa condição divina tantas vezes obscurecida pelas nossas infidelidades.”
    Façamos nossas as palavras do Frei José Carlos, como Meditação, na oração …”Por ti esperamos Senhor, vem, não tardes, alenta a nossa esperança, transforma os nossos corações e fortalece os nossos braços neste desejo de te sermos fiéis e colaborarmos na construção do teu Reino de paz, justiça e amor.”
    Vinde, Senhor Jesus!
    Obrigada por nos ter acompanhado espiritualmente, feito connosco esta caminhada que nos levou a aproximar do presépio de Belém e a suavizar a espera. Que os nossos corações estejam preparados para receber o Deus Menino que pode operar em nós todas as transformações.
    Bem haja Frei José Carlos.
    Um abraço fraterno
    Maria José Silva

    ResponderEliminar