terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Antífona do Ó do dia 21 de Dezembro

Ó Sol nascente, esplendor da luz eterna e sol de justiça, vinde iluminar os que vivem nas trevas e na sombra da morte.

Na nossa noite e nas trevas do nosso conhecimento te esperamos e desejamos Senhor. Vem Senhor Jesus, iluminar o nosso dia e a nossa vida.
Tu és o Sol nascente, a esperança de um novo dia, de um novo mundo e de uma nova vida. Como em cada manhã as coisas retomam cor e ganham vida com o astro resplandecente, assim também contigo e com a tua vinda tudo retoma outra cor e outra vida. És o princípio de um novo mundo e de uma nova história.
E como o astro da manhã, também tu incendeias os nossos céus com as cores da esperança e a alegria da salvação que nos alcançarás pela hora do meio-dia, quando no zénite da hora te erguermos em sacrifício eterno.
Nesse momento, em que serás sol de justiça, o astro resplandecente da manhã se envergonhará da sua luz e da sua beleza e, ocultando o seu brilho, mostrará aos homens o verdadeiro Sol, a verdadeira luz, Aquele que pode verdadeiramente iluminar os homens no seu caminhar quotidiano. Serão as trevas para brilhar a tua luz eterna.
Mas ainda não é a hora e por isso agora vens como luz suave, bordando os cumes dos montes da nossa humanidade ferida com a claridade de uma criança, de um recém nascido, para que te possamos contemplar sem ficar ofuscados, para que nos possamos aproximar de ti sem medo e adorar-te sem temermos a idolatria porque não és um astro dos céus, um deus do Olimpo, mas um de nós, nosso irmão, Filho de Deus e Filho do homem, nossa carne e esplendor divino.
Vem Senhor, vem iluminar a nossa vida e na luz deste Menino possam ser iluminados os nossos recônditos mais escuros e mais necessitados desta luz suave e humilde.

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    Na Meditação de hoje partilha connosco mais uma Antífona (Ó Sol nascente, esplendor da luz eterna e sol de justiça, vinde iluminar os que vivem nas trevas e na sombra da morte.) e um texto que nos conforta e ilumina no caminho de espera do Deus Menino, do Salvador. ...” Vem Senhor Jesus, iluminar o nosso dia e a nossa vida.” As palavras estão embebidas dessa Luz que desejamos, desse novo mundo pelo qual nos empenhamos, por uma nova ordem internacional que desejamos e da qual não podemos abdicar. Para isso, precisamos que Jesus faça parte das nossas vidas, nas palavras e nos actos, num processo de transformação constante, na aceitação desse desafio permanente em nossas vidas e da perseverança num projecto de vida, no qual Jesus tem um lugar privilegiado. …”Nesse momento, em que serás sol de justiça, o astro resplandecente da manhã se envergonhará da sua luz e da sua beleza e, ocultando o seu brilho, mostrará aos homens o verdadeiro Sol, a verdadeira luz, Aquele que pode verdadeiramente iluminar os homens no seu caminhar quotidiano. Serão as trevas para brilhar a tua luz eterna.”
    Oremos com o Frei José Carlos ...” Vem Senhor, vem iluminar a nossa vida e na luz deste Menino possam ser iluminados os nossos recônditos mais escuros e mais necessitados desta luz suave e humilde.”
    Obrigada por esta importante partilha. Bem haja.
    Um abraço fraterno
    Maria José Silva

    ResponderEliminar