quarta-feira, 24 de setembro de 2014

A fé na catequese

 
Para alguém se iniciar na vida da fé, há que despertar um acto de fé. Não se pode fazer catequese se não há fé, porque a catequese é um processo de maturação na fé. Muitas vezes, a catequese é estéril porque falta a fé.
Luís Guillermo Eichhorn, Bispo de Morón, Argentina

Ilustração: Alameda do jardim de Serralves.

1 comentário:

  1. Caro Frei José Carlos,

    “A fé vem pelo ouvir as boas novas, e as boas novas vêm pela Palavra de Cristo” (Rm 10-17). ...“A predestinação, como a eleição, é puramente gratuita”. …“É pelo dom puro e gratuito da parte de Deus que o homem pode começar a entrever a luz de Cristo.”… “Ela é essencialmente e fundamentalmente uma relação entre o homem e Deus, em que a iniciativa vem só de Deus que falou e fala ao homem, que viveu e vive com o homem”…
    Precisamos estar à escuta, atentos ao sopro divino que passa e nos toca suavemente como uma suave carícia que nos surpreende.
    Na Sua imensa misericórdia Deus esperas por todos. Podemos continuar a não compreender certas coisas, a questionar-nos, mas sabemos que há uma Luz que faz morada no nosso coração, que está entre nós e nos dá força, transforma, acompanha, e salva.
    Como nos recorda o Bispo Luís Guillermo Eichhorn ...” Não se pode fazer catequese se não há fé, porque a catequese é um processo de maturação na fé”... Mas permita-me que discorde que não é só “a falta de fé que torna a catequese estéril”. Há certamente outras razões.
    Grata, Frei José Carlos, pelas palavras partilhadas que nos fazem reflectir e interrogam. Obrigada pela ilustração. Que o Senhor o guarde e o cumule de todas as bênçãos.
    Continuação de um bom dia.
    Um abraço mui fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar