domingo, 6 de dezembro de 2015

Começou em vós tão boa obra! (Fl 1,6)

Uma voz clama no deserto, é a voz de João Baptista a convocar-nos a preparar os caminhos do Senhor.
Convocatória provocante, umas vezes tomada em sério, outras vezes nem tanto, umas vezes interpelativa ao ponto de nos mover a um gesto a uma palavra, outas vezes ricocheteando na nossa indiferença ou distracção.
E contudo, tal como diz São Paulo na Carta aos Filipenses, a obra já foi começada, já nem somos obrigados ao esforço inicial de qualquer obra.
O mistério do nascimento do Filho de Deus integrou-nos já na obra, num processo para o qual não tínhamos forças nem qualificações para iniciar por nós próprios, e por tanto o que se nos pede, a preparação do caminho que nos é solicitada, é apenas a do acolhimento, a do acolhimento do dom que Deus nos faz.
O apelo no deserto de João Baptista é assim um apelo ao abrir do nosso coração, a uma limpeza, a um desimpedimento das vias para que a graça do dom flua serena e intensa e nos transforme.
Pelo baptismo, porta de entrada na vida cristã, iniciou-se em nós a obra divina, foi-nos concedido o dom do Espirito; que pela nossa verdade de vida, pela nossa coerência e fidelidade, pela justiça dos nossos actos e pelo amor das nossas palavras, essa obra possa desenvolver-se, brilhar e alcançar a sua plenitude.

 
Ilustração:
São João Baptista em letra capitular de Antifonário, de Lorenzo Monaco, Gemäldegalerie, Berlim.

2 comentários:

  1. É o que o Menino de Belém espera de nós Inter pars

    ResponderEliminar
  2. Frei José Carlos,

    Li com muito prazer o texto maravilhoso e belo que nos propôs para nossa reflexão."Começou em vós tão boa obra ! " O Mistério do nascimento do Filho de Deus integrou-nos já na obra, num processo para o qual não tínhamos forças nem qualificações para iniciar por nós próprios e portanto o que se nos pede, a preparação do caminho que nos é solicitada,é apenas a do acolhimento,a do acolhimento do dom que Deus nos faz.
    Também pelo baptismo,porta de entrada na vida cristã, iniciou-se em nós a obra divina,foi-nos concedido o dom do Espírito,que pela nossa verdade de vida, pela nossa coerência e fidelidade,pela justiça dos nossos actos e pelo amor das nossas palavras,essa obra possa desenvolver-se,brilhar e alcançar a sua plenitude.
    Obrigada,Frei José Carlos,por esta bela partilha tão profunda que nos dá força para a nossa caminhada da segunda semana do Advento com mais amor ! Pela beleza da ilustração .Por todo o seu trabalho feito com amor para nos ajudar.Bem-haja. Desejo-lhe uma boa semana cheia de paz e alegria.Bom descanso.
    Um abraço fraterno.
    AD

    ResponderEliminar