quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

São os violentos que se apoderam do Reino dos Céus! (Mt 11,12)

As palavras de Jesus são desconcertantes, provocadoras, e muito frequentemente chocam connosco de uma maneira que é impossível não sentir o choque.
A violência entra-nos todos os dias pelos olhos dentro, é a violência das ruas, os atentados, as agressões dos adolescentes nas escolas, são os misseis que matam inocentes, são as palavras que ferem e destroem o outro que está ao nosso lado.  
A violência faz parte do nosso quotidiano, e até parece que já nos habituámos a viver nela e com ela, e contudo quando encontramos essa palavra na boca de Jesus o nosso coração estremece e sobressalta-se.
Quando Jesus nos diz que são os violentos que se apoderam do Reino dos Céus, a nossa perplexidade aumenta, a surpresa torna-se abissal, pois no nosso imaginário o Reino de Deus é um Reino de Paz, um universo de gente boa e de bem.
As palavras de Jesus são no entanto verdadeiras, e desafiam-nos numa atitude que não podemos deixar de ter. Há necessidade de força, há necessidade de uma disciplina, de uma vontade que não é natural mas que é necessária para que o Reino de Deus se realize em nós.
O Reino de Deus é um dom que nos é feito, um dom que poderíamos dizer aberto, em desenvolvimento ou construção, e dessa forma exige de nós um acolhimento atencioso, cuidado, um trabalho para que não se desfaça nem se desperdice, para que não resvale na nossa indiferença.
O Reino de Deus acontece desta forma no nosso processo de conversão, nas nossas tentativas de fidelidade e realização plena, e por isso necessitamos da violência do amor, da violência da paixão, que conhecemos de outras realidades, e que devemos aplicar e exercer para que possamos apoderar-nos do Reino de Deus, ou melhor, para que ele se apodere de nós, para que nos integre na sua dinâmica.

 
Ilustração:
“Sagrada Família com São João Baptista”, de Joachim von Sandrart, Museus de Belas Artes de Rennes.  

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    Agradeço-lhe esta profunda partilha tão rica de sentido,pois como nos diz o texto,só os violentos se apoderam do Reino dos Céus.O Reino de Deus acontece desta forma no nosso processo de conversão,nas nossas tentativas de fidelidade e realização plena,e por isso necessitamos da violência do amor,da violência da paixão,que conhecemos de outras realidades,e que devemos aplicar e exercer para que possamos apoderar-nos do Reino de Deus.Obrigada,Frei José Carlos,pela maravilhosamente bela partilha,as suas palavras profundas que nos dão coragem de prosseguir com mais amor nesta caminhada de Advento.
    Que o Senhor o ilumine o ajude eo proteja.Continuação de uma boa semana.Desejo-lhe um bom dia cheio de paz e alegria e um bom descanso.
    Bem-haja,Frei José Carlos.
    Um abraço fraterno.
    AD

    ResponderEliminar