quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Veio ter com Ele uma multidão! (Mt 15,30)

À beira do mar ou no meio do monte a multidão procura Jesus, corre atrás dele com os seus doentes e possessos na expectativa de uma cura, de um milagre. Trazem-lhe os coxos e os aleijados, os cegos e os mudos, e lançam-nos aos seus pés.
Também nós te buscamos Senhor Jesus nesta caminhada de Advento, umas vezes mais conscientemente outras vezes nem tanto, algumas vezes porque vais fazendo parte da nossa vida, outras vezes porque se tornou tradição procurar-te no Advento.
E nesta busca não podemos deixar de te confiar e entregar os nossos coxos e aleijados, os nossos cegos e mudos, aqueles que estão possuídos.
Fostes tu Senhor que nos dissestes que até aquilo que pensamos que temos nos será tirado se não o tivermos posto a render. E quantos dons recebemos e já não nos pertencem!
Neste dia de Advento, a teus pés Senhor, vimos lançar o que em nós está doente e perdido.
Cura-nos deste coxear entre a fé e a indiferença, desta disfunção entre o acreditar no interior da igreja e o testemunhar diante daqueles que acusam os cristãos e a Igreja.
Cura-nos da paralisia que nos impede de ir ao encontro do outro, de estender a mão e fazer as pazes, de ir para além de nós e das nossas próprias ideias.
Cura-nos da cegueira que nos impede de ver o outro como ele verdadeiramente é, da cegueira que resulta de olharmos o nosso próprio umbigo.
Cura-nos da mudez das palavras de carinho e conforto, do silêncio das expressões de amor, do perdão que podíamos e devíamos ter pedido e não pedimos, que devíamos ter acolhido e não acolhemos.
Cura-nos Senhor e alimenta-nos com a Tua Palavra e o Teu Corpo para não perdermos nada mais do que nos confiares, para não desfalecermos nesta busca constante em que nos colocastes com o teu amor!

 
Ilustração:
“Jesus cura os doentes”, de Gebhard Fugel, Dombergmuseum Freising.

3 comentários:

  1. Também me apetece pedir que o Senhor me cure do desânimo, da falta de coragem, da neurastenia que me invadem e que são simplesmente falta de Fé e de confiança. Inter pars

    ResponderEliminar
  2. ...” Cura-nos Senhor e alimenta-nos com a Tua Palavra e o Teu Corpo para não perdermos nada mais do que nos confiares, para não desfalecermos nesta busca constante em que nos colocastes com o teu amor!” Obrigada, Caro Frei José Carlos, pela partilha desta profunda e bela meditação, na forma de oração que nos desinstala e leva-nos a ir para além de nós, a reflectir sobre o ser e o fazer, na busca permanente de um encontro com o Senhor. Bem-haja. Continuação de uma boa caminhada, com coragem, alegria e confiança.
    Que o Senhor o abençoe e o guarde.
    Um abraço mui fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar
  3. Frei José Carlos,

    Muito grata,pela partilha da Palavra maravilhosamente bela e profunda, que nos ajuda a reflectir com mais profundidade,nesta caminhada de Advento.Obrigada,Frei José Carlos,por ter partilhado connosco toda esta beleza de Meditação e pela excelente ilustração.Continuação de uma boa semana de Advento.Que o Senhor o ilumine o abençoe e o proteja.Bem-haja.
    Um abraço fraterno.
    AD

    ResponderEliminar