sábado, 4 de março de 2017

Levi ofereceu um banquete em sua casa. (Lc 5,29)

Algumas pessoas, quando ouvem falar de Jesus, de ser discípulo de Jesus, pensam imediatamente em sacrifícios, em ter que abandonar, em perder alguma coisa. Um aborrecimento, pois Jesus pede muito e por isso é melhor deixá-lo para outros.
Contudo, quando olhamos com um pouco de atenção os Evangelhos, é fácil perceber que não é bem assim que as coisas funcionam. Jesus pede, é verdade, mas também dá, e dá muito.
O chamamento de Levi, que se encontrava no seu posto de cobrança a trabalhar para si, é neste aspecto uma amostra do que se ganha quando se deixa alguma coisa para seguir Jesus.
Levi ao abandonar o seu posto de cobrança para seguir Jesus vai encontrar-se com a alegria, manifestada na grande festa que dá em sua casa. É a alegria de saber que alguém o apontou não para o acusar mas para o chamar, é a alegria da liberdade, é a alegria de uma amizade nova.
Quando a Quaresma nos convida a sair de nós, da nossa zona de conforto, a abandonar alguma coisa, face ao esforço e empenho que nos pode pedir, não podemos deixar de ter presente que nos espera uma festa, uma alegria.
No final da nossa caminhada quaresmal a festa é a Páscoa da Ressureição de Jesus, é a alegria de nos sabermos ressuscitados com ele, homens novos pelo Espirito.
Que este horizonte de alegria e festa nos anime a caminhar com confiança e empenho.

 
Ilustração:
“Festa em casa de Levi”, de Paolo Veronese, Academia de Belas Artes de Veneza.

1 comentário:

  1. Que sejamos capazes de pôr os olhos nessa alegria que vem da festa da Ressurreição para encararmos e vivermos os tempos algo difíceis da Quaresma.
    Inter pars

    ResponderEliminar