sábado, 11 de dezembro de 2010

Frei Tomás de Sena

Continuamos a divulgação de frades dominicanos do século dezoito apresentando o registo de tomada de hábito e profissão de frei Tomás de Sena, natural de Guimarães, e que professou para exercer o ministério de organista.
Tendo presente esta e outras entradas ao longo do século para este ministério específico percebemos o cuidado que havia no Convento de São Domingos de Lisboa em assegurar um acompanhamento instrumental aos Ofícios Litúrgicos, tão importante para a beleza da celebração. E podemos perguntar-nos se alguma vez existiu alguma produção original, se algum dos frades deixou alguma composição original. Da minha parte desconheço.

1709.Janeiro.21
Tomada de hábito de noviço do coro
Aos 21 do mês de Janeiro de 1709, das sete horas para as oito da noite tomou o hábito de noviço do coro o irmão frei Tomás de Sena, em as mãos do Muito Reverendo Padre frei Manuel de Brito Prior deste convento de São Domingos de Lisboa, em fé do que fiz este assento, dia, mês, ano, ut supra.
Frei Alberto de São Tomás, Mestre de Noviços

1710.Fevereiro.2
Profissão religiosa
Aos dois de Fevereiro de mil e setecentos e dez, em dia da Purificação de Nossa Senhora, depois de Completas, que foram imediatamente junto a Vésperas, professou por filho deste convento de São Domingos de Lisboa o irmão frei Tomás de Sena, sendo Provincial desta Província o Muito Reverendo Padre Mestre frei Manuel de Sena, e Prior deste convento o Muito Reverendo Padre Presentado frei Veríssimo de Lima, em cujas mãos professou, e Mestre de Noviços o padre frei Alberto de São Tomás, ao qual irmão foi dito que pela profissão se obrigava a estreita obediência de nossas Sagradas Constituições e Regra e que se em algum tempo se achasse que ele tinha raça, ou alguma coisa que encontrasse a disposição que nossas Sagradas Constituições ordenam ficaria a profissão nula, o que ele ratificou, o qual é filho legítimo de Francisco da Fonseca Coutinho e de Gracia Sodre Pereira, naturais da vila de Guimarães, e ali mesmo moradores e declaro que este irmão entrou por organista, em fé de que fiz este assento, dia, mês, ano, ut supra.
Frei Veríssimo de Lima, Presentado e Prior
Frei Alberto de São Tomás, Mestre de Noviços
Frei Tomás de Senna

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    Obrigada pela partilha dos resultados do estudo dos Assentos que faz sobre os frades dominicanos. No caso de Frei Tomás de Sena é interessante constatar “que este irmão entrou por organista”. É como o Frei José Carlos afirma ... “Tendo presente esta e outras entradas ao longo do século para este ministério específico percebemos o cuidado que havia no Convento de São Domingos de Lisboa em assegurar um acompanhamento instrumental aos Ofícios Litúrgicos, tão importante para a beleza da celebração”.
    A espirutualidade e a beleza completam-se, elevam-nos, assumem uma dimensão de infinitude. A diversidade e a riqueza do que partilha connosco são importantes para todos nós. Bem haja.
    Desejo-lhe um bom domingo.Um abraço fraterno
    Maria José Silva

    ResponderEliminar