segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Homilia do IV Domingo do Advento

Este quarto e último domingo do Advento, no Evangelho de São Mateus que escutámos, apresenta-nos pela primeira vez neste tempo de preparação para o Natal a figura de José, do esposo de Maria, aquele que é convidado por Deus a ser pai de um filho que não é seu.
Nesta caminhada de preparação para o Natal, em que nos confrontámos com a figura de João Baptista e a sua missão de precursor, com tudo o que acarretou de fé e dúvidas, surge-nos agora a figura de José que transporta consigo e com os desafios que Deus lhe coloca a mesma carga de dúvidas e de fé, a mesma semelhança com cada um de nós.
Neste sentido não podemos deixar de ver em José e na situação particular em que se encontra a nossa mesma situação de contingência face a tantos acontecimentos da nossa vida, a tantas situações em que nos vemos envolvidos mas que nos escapam do nosso controlo e do nosso desejo.
José, a quem estava prometida Maria, vê-se confrontado com a situação da mulher que ama se encontrar de esperanças, grávida de um filho para o qual ele nada tinha contribuído. Para além da surpresa e certamente de algum desconforto José encontra-se perante o dilema de repudiar aquela que ama e que aparentemente parecia que o tinha traído. O amor e a justiça levam-no a optar por exercer esse repúdio de uma forma secreta, afinal apenas no seu coração traído e desapontado, pois caso contrário teria não só que enfrentar o vexame público como ainda a sentença de lapidação destinada às mulheres que se encontravam na mesma situação em que se encontrava aquela que ele ama, Maria.
José encontra-se assim num dilema terrível e, face à possibilidade de perder tudo, opta pela viabilidade de uma vida de fachada, uma união social e religiosa reconhecida mas não vivida de facto. José opta por uma mentira e é perante ela que Deus se lhe revela e o desafia e convida a viver de verdade. É neste sentido que o anjo do Senhor vem até ele, naquela noite do desespero e da opção pela mentira, solicitando-lhe da parte de Deus que não tema receber Maria por sua mulher. Deus quer uma vida de verdade, uma opção por amor, ainda que estranha aos seus parâmetros, ainda que fora do seu controlo e dos seus projectos pessoais.
A proposta do anjo é demasiado interessante para não deixarmos de meditar nela, no que ela tem de convite a não temer, porque é o medo que muitas vezes nos impede de arriscar, de aceitar desafios que nos podem ser muito gratificantes. E no caso de Deus esse convite é ainda mais premente, urgente, uma vez que nos convida a não ter medo do que desconhecemos, do que está fora do nosso controlo, mas que está nos seus planos. O convite do anjo a José, como a todos nós, é um convite de confiança, a confiarmos em Deus, na sua presença e na sua protecção.
E este convite não é em vão, não é um convite castrador da nossa liberdade e da nossa vontade, bem pelo contrário é um convite que nos conduz à promessa de darmos um nome ao Filho de Deus. Se Deus convida e apela à justiça de José, para aceitar Maria com tudo o que ela transporta de desconhecido e de surpresa, é para que ele possa dar o nome de Jesus àquele que nascerá dela, ao filho que afinal não é dele.
É este o grande convite que Deus nos faz, a cada um de nós, quando nos solicita a nossa colaboração, quando nos pede uma opção radical por um projecto de vida estranho aos olhos dos outros, quando nos pede que aceitemos viver uma situação cujo fim não vemos e cujo sentido não compreendemos, quando nos pede que aceitemos que se faça em nós a sua vontade e não a nossa.
Por esta razão José aparece neste quarto domingo do Advento como figura preparatória do Natal, da comemoração do mistério do nascimento do Filho de Deus feito homem, para nos dizer e convidar a dar também um nome a Jesus, um nome actual, o nosso nome com tudo o que ele comporta de vida vivida por nós, de dor e alegria, de partilha e egoísmo, de divindade e de pecado.
Hoje, como naquele tempo, Deus continua a apelar à nossa justiça, a convidar-nos a não temer, nem a Ele nem às realidades que se nos escapam, a aceitar acolhê-las como um filho, pleno de esperança e de futuro, e ao qual temos e devemos dar um nome, o nome de Deus connosco, Emanuel ou Jesus, Deus salva-nos. Hoje, como a José, Deus continua a apelar à nossa colaboração para a incarnação do Filho, para que sejamos instrumentos da manifestação do Deus que vem até nós, que está connosco e nos salva sempre que lhe abrirmos a porta para entrar, para se fazer um de nós, um connosco.
Vem Senhor Jesus, por ti esperamos.

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,
    A Homilia que connosco partilha neste quarto e último Domingo do Advento fala-nos de forma profunda, meditada, muito humana, “antrológica”, do Anúncio a José ...” que transporta consigo e com os desafios que Deus lhe coloca a mesma carga de dúvidas e de fé, a mesma semelhança com cada um de nós.” É um texto muito interessante que nos fala de um convite especial: o convite que Deus faz a cada um de nós.
    Permita-me que cite algumas passagens que me sensibilizam e fazem reflectir particularmente: …” É este o grande convite que Deus nos faz, a cada um de nós, quando nos solicita a nossa colaboração, quando nos pede uma opção radical por um projecto de vida estranho aos olhos dos outros, quando nos pede que aceitemos viver uma situação cujo fim não vemos e cujo sentido não compreendemos, quando nos pede que aceitemos que se faça em nós a sua vontade e não a nossa”. …
    ...” Hoje, como naquele tempo, Deus continua a apelar à nossa justiça, a convidar-nos a não temer, nem a Ele nem às realidades que se nos escapam, a aceitar acolhê-las como um filho, pleno de esperança e de futuro, e ao qual temos e devemos dar um nome, o nome de Deus connosco, Emanuel ou Jesus, Deus salva-nos. Hoje, como a José, Deus continua a apelar à nossa colaboração para a incarnação do Filho, para que sejamos instrumentos da manifestação do Deus que vem até nós, que está connosco e nos salva sempre que lhe abrirmos a porta para entrar, para se fazer um de nós, um connosco.
    Vem Senhor Jesus, por ti esperamos”.
    Obrigada por esta partilha em tempo de Advento.
    Um abraço fraterno
    Maria José Silva

    ResponderEliminar