sábado, 21 de abril de 2012

Viram Jesus caminhando sobre o mar (Jo 6,19)

Quase que escapa à nossa imaginação a cena que São João relata de Jesus vir ter com os discípulos que se encontram na barca caminhando sobre as águas. Mas se tal acontece, se a imaginação nos falha, é porque a cena não só é verdadeiramente extraordinária mas também porque há ainda em cada um de nós um temor ancestral das águas.
Não acreditamos como os antigos que os mares e oceanos estão cheios de monstros, que nas profundidades do mar habitam as forças maléficas, os poderes do mal e da morte; mas não deixamos de ter um respeito e temor por aquela imensidão de água, por um espaço do qual parece que procedemos mas no qual nos sentimos ameaçados na segurança e na vida.
Não podemos por isso criticar e condenar os discípulos ao ficarem cheios de medo ao verem Jesus caminhar sobre as águas, podia ser mais um espírito das profundidades, uma força do mal que vinha ao encontro deles.
Mas se Jesus caminha sobre as águas é porque é o seu criador, foi ele que as separou da terra e lhes traçou os limites. Por outro lado é também o vencedor das forças do mal e da morte e por isso pode caminhar vitoriosamente sobre as águas.
À luz da paixão, morte e ressurreição de Jesus este acontecimento extraordinário adquire uma nova perspectiva, porque o verdadeiramente inacreditável aconteceu, o Filho de Deus feito homem venceu a morte, caminha sobre todas as águas mortíferas e sobre as ondas mais tormentosas, pode caminhar sobre tudo o que destrói o homem.
E neste sentido a caminhada de Jesus sobre as águas não pode ser uma fonte de angústia e temor, mas pelo contrário uma fonte de confiança e alegria, um convite a caminharmos nessa liberdade que nos advém da vitória de Jesus manifestada na ressurreição.
Jesus ao chegar à barca diz aos discípulos que não temam, que é ele que vem ao seu encontro. O mesmo convite nos deixa a nós face às tormentas e às vagas tantas vezes alterosas da nossa vida. Não temamos o Senhor venceu a morte.

Ilustração: “Jesus caminhando sobre as águas”, de Amédée Varint.

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    “Não tenhais medo” são as palavras que Jesus dirigiu aos “discípulos cheios de medo ao verem Jesus caminhar sobre o mar”. São as mesmas palavras que Jesus dirigiu às mulheres na manhã de Páscoa.
    Como nos salienta, ...” À luz da paixão, morte e ressurreição de Jesus este acontecimento extraordinário adquire uma nova perspectiva, porque o verdadeiramente inacreditável aconteceu, o Filho de Deus feito homem venceu a morte, caminha sobre todas as águas mortíferas e sobre as ondas mais tormentosas, pode caminhar sobre tudo o que destrói o homem.”…
    Nas nossas fragilidades e dificuldades saibamos aceitar e confiar no convite que Jesus dirigiu aos discípulos e que Frei José Carlos nos recorda de forma profunda e bela ...” não temam, que é ele que vem ao seu encontro.” O Senhor está connosco e socorre-nos nas nossas tribulações e ao longo da vida tantos sinais vamos recebendo, Frei José Carlos.
    Obrigada, Frei José Carlos, pela partilha da Meditação que nos encoraja no nosso peregrinar, em especial, quando temos que enfrentar …”as tormentas e as vagas tantas vezes alterosas da nossa vida. Não temamos o Senhor venceu a morte.”
    Peçamos ao Senhor que ilumine e guarde o Frei José Carlos.
    Votos de um bom domingo.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar