domingo, 18 de novembro de 2012

Celebração dos 190 anos do Colégio do Bom Sucesso em Lisboa

Ocorreu no dia de hoje uma celebração muito especial para as irmãs dominicanas do Convento do Bom Sucesso, pois celebraram os cento e noventa anos de acolhimento de alunas naquela casa e os oitenta anos de reconhecimento oficial por parte do Estado da formação ali ministrada.
Quando em 1823, depois do governo liberal ter dado início às reformas que iriam conduzir à expulsão das Ordens Religiosas, as irmãs de clausura receberam as primeiras pupilas não imaginariam certamente que seria essa nova actividade e apostolado que iria garantir o futuro daquele convento.
Nestes cento e noventa anos várias gerações passaram por ali, primeiro exclusivamente femininas e nos últimos anos também masculinas, pois o colégio passou de um regime interno e feminino a um regime externo e misto.
Este aniversário foi o momento para o encontro de toda a comunidade à volta da mesa do Senhor, do qual as fotografias são um pequeno testemunho.
 
Grupos dos sacerdotes concelebrantes da Eucaristia e os acólitos que auxiliaram.
 
Aspecto de uma parte da assistência na igreja à celebração da Eucaristia.
Momento da celebração da Eucaristia.
 
Grupo de alunos no claustro do convento num momento de animação musical.

4 comentários:

  1. Frei José Carlos,

    Grata pela partilha da celebração dos 190 anos do Colégio do Bom Sucesso de Lisboa que tem desempenhado um papel importante na formação de várias gerações a várias dimensões. Estão de parabéns com o contributo de todos. É um exemplo de perseverança e espírito de abertura. Bem–haja.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar
  2. Frei José Carlos,

    Agradeço-lhe esta maravilhosa partilha de celebração dos 190 anos do Colégio do Bom Sucesso.Com nos diz o Frei José Carlos,este aniversário foi o momento para o encontro de toda a Comunidade à volta da mesa do Senhor.As belas fotografias com que ilustrou este belo texto assim o manifestam .Bem-haja,Frei José Carlos,por ter partilhado connosco.Gostei muito do pouco que tive oportunidade de conhecer.Que o Senhor o ilumine e o abençõe.
    Desejo-lhe uma boa semana na alegria do Senhor Jesus.
    Um abraço fraterno.
    AD

    ResponderEliminar
  3. Caro Frei José Carlos:
    Parabéns pelo blogue e pela reportagem! Pena que o site do próprio Colégio não tenha uma única menção ao evento...
    "Mãe do Colégio" há uns anos e assídua nas Missas de sábado de manhã, gostava de sugerir que houvesse horário de confissões e direção espiritual no Bom Sucesso, para a população que ele atinge - não só as Sisters, mas também alunos, professores, pessoal administrativo/auxiliar e pais.
    Muito obrigada!
    Dina Matos Ferreira

    ResponderEliminar

  4. Como antiga aluna, tenho pena de não ter sabido da comemoração.

    ResponderEliminar