terça-feira, 13 de novembro de 2012

Fizemos o que devíamos fazer (Lc 17,10)

Já todos fizemos essa experiência de acabar uma conversa, uma obra ou uma acção com estas palavras do Evangelho de São Lucas: “fizemos o que devíamos fazer”.
Mas se algumas vezes estas palavras aparecem como uma conclusão, como uma aprovação do realizado, muitas outras vezes aparece como interrogação, como dúvida que se nos coloca. Fizemos o que devíamos fazer?
Questão pertinente porque nos coloca face ao realizado, às suas motivações, à forma e meios utilizados e também aos resultados, bastantes vezes díspares ou distantes do que tínhamos planeado, ou desejado.
Contudo, quer como afirmação quer como interrogação, estas palavras não deixam de manifestar o que humanamente é legítimo, ou seja, o desejo de ter feito bem, de ser reconhecido e autorizado pelo praticado ou dito como bom.
A proposta de Jesus vai no entanto num sentido contrário, arrepia caminho face à necessidade de reconhecimento e valorização, prescinde de qualquer recompensa ou contrapartida.
De facto, com Jesus o que está em causa é o fundamento do que se faz e diz, é a felicidade de se saber conforme às exigências da situação e à verdade. Fizemos o que devíamos fazer porque o fizemos com o coração, o fizemos por amor, o fizemos por serviço ao próximo e à sua felicidade.
Fizemos o que devíamos fazer porque o fizemos na pureza da doutrina, o fizemos com dignidade, com linguagem sã e irrepreensível, com ponderação e bondade, com prudência e justiça, tal como São Paulo recomenda a Tito.
Fizemos o que devíamos fazer porque confiámos na graça de Deus, actuando em nós e actuando nos outros, porque esperamos que ela seja a verdadeira agente de transformação ou construção do que nos aventurámos a fazer.  
Muitos dos nossos irmãos e irmãs que no anonimato estão nas missões e no voluntariado confirmam-nos que diante destes princípios apontados por Jesus a consciência não coloca qualquer interrogação, mas se lança a novos desafios com a confiança de que há mais alegria em dar do que em receber e de que o Senhor não deixa de servir aqueles que o servem no próximo necessitado.
Possamos nós também arriscar o serviço, as diversas possibilidades de serviço ao próximo, e sentir essa alegria indizível de nos sabermos igualmente servidos no amor com que Deus nos ama.
 
Ilustração: “Tudo está no passado”, de Vassily Maximov, Galeria Tretyakov, Moscovo.

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    O texto da Meditação que teceu é profundo, belo e transmite-nos a forma do verdadeiro serviço ao próximo, com amor, humildade, gratuito. Olhando o próximo como Jesus olha para nós, de “baixo para cima” tal como fez a Zaqueu, o publicano e não de “cima para baixo” (a frase não é minha é do pároco que celebrou a missa em que participei esta noite). O comentário sensibilizou-me. É tão frequente no dia-a-dia, alguns de nós olharmos o nosso próximo desta forma e não é necessário que exista uma cadeia hierárquica ou que exista uma relação pessoal. Permita-me que respigue algumas frases que me tocam particularmente da partilha que faz ...” Fizemos o que devíamos fazer porque o fizemos com o coração, o fizemos por amor, o fizemos por serviço ao próximo e à sua felicidade.
    Fizemos o que devíamos fazer porque o fizemos na pureza da doutrina, o fizemos com dignidade, com linguagem sã e irrepreensível, com ponderação e bondade, com prudência e justiça, tal como São Paulo recomenda a Tito.
    Fizemos o que devíamos fazer porque confiámos na graça de Deus, actuando em nós e actuando nos outros, porque esperamos que ela seja a verdadeira agente de transformação ou construção do que nos aventurámos a fazer. “(…)
    Grata, Frei José Carlos, pela reflexão, pelo aperfeiçoamento que as palavras partilhadas nos permitem, por recordar-nos que …” há mais alegria em dar do que em receber e de que o Senhor não deixa de servir aqueles que o servem no próximo necessitado.”
    Que o Senhor o ilumine, abençoe e proteja.
    Bom descanso.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar