sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Jesus fez um chicote de cordas e expulsou-os. (Jo 2,15)

Os Evangelhos contam-nos que Jesus falava com autoridade, quer quando expulsava os demónios, quer quando ensinava, e por isso era admirado pela multidão.
São João conta-nos que um dia, estando já próxima a Páscoa, Jesus subiu a Jerusalém e, sem que nada o previsse, usou dessa autoridade que lhe era natural no templo expulsando aqueles que vendiam os animais para os sacrifícios e trocavam o dinheiro para as ofertas.
Aquele que se apresenta como o doce e humilde, que convida à paz e à fraternidade, que convoca a viver o mandamento do amor, assume uma atitude violenta diante dos vendedores do templo, toma-se de cólera face ao negócio que vê.
Tal atitude desconcerta os que o conhecem, deixa-os perplexos, pois não estão habituados, e inevitavelmente desconcerta-nos também a nós, pois também não estamos habituados.
Contudo, face a esta atitude de Jesus podemos e devemos interrogar-nos sobre a violência, podemos questionar-nos se a antropóloga Françoise Héritier tem razão quando afirma que “as religiões do Livro são o berço da intolerância”, e consequentemente da violência.
Seja a nossa resposta positiva, ou nem tanto, a verdade é que ser cristão acarreta obrigatoriamente uma dimensão de violência, à qual Jesus não fugiu e nem deixou de alertar. Podemos pensar na oposição que gera o seu seguimento na família, quando encontramos dois contra três, na Bem-Aventurança que profetiza a perseguição, na violência para a conquista do Reino do Céu.
Ser cristão não significa que está tudo bem, que tudo nos convém e tudo aceitamos, não significa fugir ou evitar os conflitos, não significa passar despercebido, mas pelo contrário enfrentar os desafios e as realidades adversas como um processo de aprendizagem e de passagem, uma nova realidade em construção ou gestação.
O doce e humilde Jesus não fugiu dos desafios, dos combates, não se evadiu face às injustiças e ao mal, não se deixou vergar às circunstâncias, mas revestido da armadura de Deus, da fé e da esperança em Deus Pai, enfrentou-as até ao derramamento do sangue e à entrega da vida. A sua doçura e humildade são as mesmas forças que são capazes de combater o mal e o levar de vencida.
André Frossard, filho de um dos fundadores do partido comunista francês e educado no ateísmo militante converteu-se ao catolicismo por volta dos vinte anos de idade. Do seu encontro pessoal com Jesus escreveu: “Ele é doce, duma doçura sem comparação, que não tem a qualidade de passividade que por vezes designamos com este nome, mas uma doçura activa, esmagadora, capaz de fazer rachar a pedra mais dura, e mais duro que a pedra, o coração humano.”
É esta violência cristã que somos convidados a viver, a violência da humildade e da doçura, a violência que quebra o gelo dos corações e pode fazer despertar o amor comum.
 
Ilustração: “Cristo expulsando os vendedores do templo”, de Antoine Jean-BaptisteThomas, Igreja de Saint-Roch, Paris.

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    A injustiça, a mentira, a difamação, levam-nos ao empenhamento, à tomada de atitudes, de raiva, de ira, de cólera, como energia vital, para que se faça justiça, para que a dignidade da pessoa atingida, da vítima, seja reposta. É necessário exprimirmo-nos de forma enérgica e não violenta. Nas nossas relações interpessoais quando ofendidos é importante transmitirmos a ofensa ao outro, pondo limites, dando a oportunidade de repor a verdade. A palavra, o diálogo, são a alternativa à violência. Não significa passividade de carácter. Implica domínio de nós próprios.
    Como nos salienta, ...” Ser cristão não significa que está tudo bem, que tudo nos convém e tudo aceitamos, não significa fugir ou evitar os conflitos, não significa passar despercebido, mas pelo contrário enfrentar os desafios e as realidades adversas como um processo de aprendizagem e de passagem, uma nova realidade em construção ou gestação.
    O doce e humilde Jesus não fugiu dos desafios, dos combates, não se evadiu face às injustiças e ao mal, não se deixou vergar às circunstâncias, mas revestido da armadura de Deus, da fé e da esperança em Deus Pai, enfrentou-as até ao derramamento do sangue e à entrega da vida. A sua doçura e humildade são as mesmas forças que são capazes de combater o mal e o levar de vencida.”…
    Peçamos ao Senhor que todos, crentes e não crentes saibamos discernir os caminhos que nos levam à construção de um mundo novo, de diálogo, de criação de pontes, do estabelecimento de uma nova relação com o outro, onde a violência física verbal, psicológica não tenham lugar.
    Grata, Frei José Carlos, pela partilha da Meditação, profunda, importante, que nos esclarece, por recordar-nos que ...” a violência cristã que somos convidados a viver, é a violência da humildade e da doçura, a violência que quebra o gelo dos corações e pode fazer despertar o amor comum”.
    Que o Senhor o ilumine, abençoe e o proteja.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar