quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Celebração Marista na Capela de Nossa Senhora das Descobertas no Colombo

 
Passava pouco das cinco da tarde quando nos encontrámos na Capela do Externato Marista de Lisboa. Pouco depois partimos em caminhada, poderíamos dizer em peregrinação, até ao Centro Comercial Colombo.


Ali, na Capela de Nossa Senhora das Descobertas, esperava-nos mais um momento deste caminho de peregrinação que iniciámos alguns meses atrás e que já nos levou até Fátima a pé no mês de Maio passado.
 

Foi uma experiência única, que exigiu esforço e perseverança, mas que deixou marcas e marcas profundas. Por isso decidimos continuar a caminhar, a aprofundar a nossa fé, a nossa pertença à Igreja, optámos por não deixar esta experiência isolada e perdida nas nossas vidas.
 

Outros caminhos há para fazer, uma outra peregrinação para viver, e neste sentido nos temos vindo a encontrar e a preparar, a tentar perceber o que afinal Deus nos quer dizer nestes nossos tempos e nestas nossas vidas. Estamos em caminho e queremos caminhar.
 

Tal como aconteceu com o profeta Samuel, que Deus não deixou de chamar apesar da incompreensão do chamamento, também hoje Deus nos chama e espera a nossa resposta. Tal como Jesus enviou os setenta e dois discípulos a anunciar a Boa Nova do Reino também hoje Jesus nos envia a proclamar a alegria do seu amor, a felicidade de vida que nos oferece.



Hoje vivemos e experimentámos, uma vez mais, como unidos em comunidade, como um corpo vivo e coeso, podemos fazer o caminho mais facilmente, podemos testemunhar a nossa fé com mais fidelidade e verdade.


Como cantávamos na celebração da Eucaristia o “Senhor maravilhas fez em mim” e por isso cada um “vai chegar onde Deus o levar”.

 
 
Ilustração: Fotografias da celebração na Capela de Nossa Senhora das Descobertas no Colombo.

2 comentários:

  1. Caro Frei José Carlos,

    Foi com profunda alegria que li a partilha do segundo encontro com os alunos do Externato Marista de Lisboa que em Maio passado foram a Fátima a pé, consubstanciado, na celebração da Eucaristia na Capela Nossa Senhora das Descobertas no Centro Comercial Colombo.
    Permita-me que respigue algumas passagens que me tocam …”Outros caminhos há para fazer, uma outra peregrinação para viver, e neste sentido nos temos vindo a encontrar e a preparar, a tentar perceber o que afinal Deus nos quer dizer nestes nossos tempos e nestas nossas vidas. Estamos em caminho e queremos caminhar.(…)
    (...)Hoje vivemos e experimentámos, uma vez mais, como unidos em comunidade, como um corpo vivo e coeso, podemos fazer o caminho mais facilmente, podemos testemunhar a nossa fé com mais fidelidade e verdade.” …
    Que importante que hoje alguns jovens tenham oportunidade de fazer estas caminhadas de meditação, questionamento, que requer um coração aberto a Deus, ao amor, à fraternidade, empenhamento, perseverança, e acompanhamento espiritual. Que bom seria que estes grãos de mostarda fizessem parte dos projectos educativos ou outros, noutros locais e, em particular, com outros grupos de jovens que andam longe do chamamento de Deus. E, também para os mais velhos ...
    Que a bússola que vos ajudou no caminho para Fátima, nos oriente a todos nós no caminho da verdade para sabermos responder hoje e sempre ao chamamento do Senhor.
    Grata, Frei José Carlos, pela partilha da reflexão e das ilustrações. Que estes momentos constituam igualmente laços que o ajudem a remoçar, a fazer o caminho difícil da paz interior. Que o Senhor o ilumine, o abençoe e o proteja.
    Um abraço fraterno e amigo,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar
  2. Frei José Carlos,

    Fiquei maravilhada , com a Celebração Marista na Capela de Nossa Senhora das Descobertas no Colombo.Gostei muito desta beleza de partilha com esses queridos jovens,tão bonito este belo encontro,maravilha de caminhada de Fé e de Meditação a que eles aderiram com alegria,como se podem ver nas fotos.Bem-haja,Frei José Carlos.É precisamente destas experiências únicas que deixam marcas profundas nos jovens e, nas suas vidas. É uma caminhada de Fé com mais fidelidade e verdade.Obrigada,Frei José Carlos,pela excelente partilha das suas palavras profundas e ricas de sentido,maravilhosamente ilustradas .Que o Senhor o ilumine o ajude e o abençoe.Votos de um bom fim de semana.Uma boa noite e um bom descanso.Bem-haja.
    Um abraço fraterno.
    AD

    ResponderEliminar