sábado, 16 de novembro de 2013

Pouco para o essencial

 
Possivelmente dentro de alguns milénios, e sobre as nossas ruinas, a Sabedoria ter-nos-á ensinado que muito poucas coisas são suficientes para o essencial.
Marie-Alain Couturier

Ilustração: Rosa do jardim da casa dos meus pais.

2 comentários:

  1. Caro Frei José Carlos,

    No peregrinar da vida, muitos de nós, em diversos momentos e circunstâncias, concluímos que “muito poucas coisas são suficientes para o essencial” como nos afirma Marie-Alain Couturier. Podemos viver com muito pouco, com a flexibilidade da história pessoal de cada um de nós e da subjectividade inerente. Nem sempre o conseguimos fazer e sermos coerentes com o que sentimos e desejamos, libertar-nos de toda a materialidade que nos prende para poder caminhar com e como Jesus.
    Mas o Senhor disse-nos para não termos medo do essencial ... Que a crise que o mundo ocidental vive possa ser uma oportunidade para reflectirmos sobre como dar sentido às nossas vidas, vivendo com o essencial, gerindo os recursos naturais de outra forma, como parte da obra de Deus, para utilização presente e futura, esgotáveis, cientes que a partilha deve ser diferente e que muitos homens e mulheres vivem em sofrimento por não terem o essencial para viver, independentemente de sermos crentes ou não crentes, em qualquer parte do mundo.
    Conhecendo que este caminho não é fácil, que se vai fazendo ao longo da vida, hoje, peço-Te, Senhor, que nos dês a Sabedoria para aprendermos a descobrir o “pouco para o essencial”.
    Grata, Frei José Carlos, pelas palavras partilhadas, que nos ajudam a reflectir, a rever os nossos comportamentos, a preparar-nos para fazer a verdadeira caminhada para o Advento que se aproxima. Obrigada pela bela ilustração.
    Que o Senhor o ilumine, o abençoe e o guarde.
    Continuação de um bom dia e de um bom fim-de-semana com paz, alegria, coragem, confiança e esperança.
    Um abraço fraterno e amigo,
    Maria José Silva

    P.S. Permita-me que partilhe um link para o video – Bach, Suite No. 3 in B Minor, BWV 814, Glenn Gould
    http://www.youtube.com/watch?v=OZh38VPMTjA

    ResponderEliminar
  2. Frei José Carlos,

    Grata,pelo belo e maravilhoso "Pensamento do dia "muito profundo . Peçamos ao Senhor que nos conceda a todos o dom da Sabedoria,para que saibamos descobrir em nossas vidas o essencial...que é Deus e isso nos basta!Obrigada,Frei José Carlos,pelas belas palavras partilhadas e,pela beleza da ilustração,rosa maravilhosa e perfeita do jardim da casa dos seus pais,que nos ajuda a contemplar as maravilhas que Deus criou.Desejo-lhe um bom dia cheio de paz .Bem-haja.
    Que o Senhor o ilumine o ajude e o proteja.
    Um abraço fraterno.
    AD

    ResponderEliminar