quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Dois sentidos da liberdade

 
Dois sentidos da liberdade, duas maneiras de ser um homem livre, em extensão e em profundidade. Ser livre de tudo amar. Ser livre de ir tão longe quanto se possa e que se queira numa certa estrada, num certo amor ou numa ideia. E estes dois sentidos frequentemente são contrários, quem se estende até ao infinito permanece superficial.
Marie-Alain Couturier

Ilustração: Nuvens entre a floresta perto de San Sebastian, Espanha.

1 comentário:

  1. Caro Frei José Carlos,

    Somos “estruturalmente” livres. Deus é Liberdade por sua própria natureza trinitária e criou o ser humano para que pudesse ser participante dessa liberdade, recebida como um dom, para o amor, para o bem, para a aliança com a plenitude.
    Saibamos viver uma espiritualidade de libertação, para sermos livres como Deus é livre, tanto quanto formos conseguindo, descobrir como Deus é liberdade dentro de nós, a partir de dentro de nós. O caminho para a liberdade não é fácil. Libertar-nos do nosso egoísmo, das nossas dependências, buscar a verdade em todas as situações, faz-se com luta interior, com sofrimento. O importante é saber e conseguir não desistir de procurar o caminho da liberdade, ainda que muitas vezes nos sintamos a fazer a travessia do deserto.
    Que o Senhor nos ajude a trilhar o caminho da Liberdade, em profundidade e verdade, relativizando as nossas quedas eventuais.
    Que o Senhor o ilumine, o abençoe e o guarde.
    Continuação de uma boa semana. Votos de uma boa noite.
    Bom descanso.
    Um abraço fraterno e amigo,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar