sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

João viu Jesus que vinha ao seu encontro. (Jo 1,29)

Neste tempo de Natal João permanece nas leituras que a Liturgia da Palavra nos oferece e acompanha-nos no encontro e na descoberta de Jesus.
É junto ao Jordão que encontramos João a cumprir a sua missão de preparar os caminhos para a vinda do Messias.
É junto ao Jordão que o vemos encontrar-se com Jesus, com Jesus que vem ao seu encontro, que vem ao baptismo de água de que não necessita mas que servirá para a manifestação da sua glória e da sua identidade.
João tem uma missão recebida do Alto, e tem consciência dessa missão, mas é a vinda de Jesus ao seu encontro que lhe permite levar a bom termo a missão, que lhe permite completá-la através do reconhecimento daquele que é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
Depois deste acontecimento, deste encontro, João pode retirar-se, uma vez que aquele que não conhecia se lhe manifestou, que o que era antes de si o ultrapassou, uma vez que viu com os seus olhos o que lhe tinha sido anunciado.
Nas nossas mais diversas circunstâncias não podemos deixar de assumir que algo de semelhante se passa connosco, que também nós procuramos anunciar o Senhor, preparar os caminhos para a sua vinda, para a sua manifestação.
Contudo, para que o possamos apontar e identificar aos outros temos que estar atentos e perceber que também na nossa vida Jesus vem até nós, que Jesus vem ao nosso encontro para que o reconheçamos, para que o acolhamos, e só depois o identifiquemos aos outros.
Há como que um trabalho complementar, um processo em simultâneo, em que a possibilidade do anúncio de Jesus aos outros se relaciona estreitamente com o nosso encontro pessoal, com o reconhecimento de Jesus que vem até nós.
Procuremos pois ver as formas diversas e quotidianas como Jesus vem até nós, vem ao nosso encontro, e reconhecendo o amor expresso nesse encontro, procuremos anunciá-lo e apresentá-lo com alegria e convicção, com a certeza de que a nossa palavra nos precede no amor do mesmo Jesus e no seu desejo de encontro com todos os homens

 
Ilustração: “João anunciando o Messias”, de Paolo Veronese, Galeria Borghese, Roma.

1 comentário:

  1. Caro Frei José Carlos,

    No peregrinar da vida de cada um de nós, o diálogo que somos capazes de estabelecer com Jesus Cristo, a capacidade de acolhê-Lo, assim como o outro, nosso irmão, a procura e a dádiva dO encontro, assumem, formas simples e múltiplas. Fomos, regra geral, formatados para o que foi pré-estabelecido. Sejamos capazes de assumir-nos como somos e que o caminho da Luz, da esperança e da escuta nunca nos abandonem.
    Grata, Frei José Carlos, pela partilha da Meditação que nos ajuda a reflectir, por recordar-nos que ...” também na nossa vida Jesus vem até nós, que Jesus vem ao nosso encontro para que o reconheçamos, para que o acolhamos, e só depois o identifiquemos aos outros.”…
    Que o Senhor o ilumine, o abençoe e o guarde.
    Bom fim-de-semana. Bom descanso.
    Um abraço fraterno e amigo,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar