quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Eu vos aliviarei! (Mt 11,28)

Chega ao fim um dia mais e o corpo denuncia o cansaço dos trabalhos e preocupações. Os olhos cansados semicerram-se e quase já não deixam ver o que vai surgindo preto no branco do papel que se escreve ou se lê. E tu dizes-nos Senhor que nos aproximemos de ti, que a todos os cansados e oprimidos nos aliviarás.
E tão cansados que andamos Senhor, cansados deste mundo complicado e cheio de violência, cansados do tempo que não temos e que cada dia mais nos é exigido, cansados das nossas relações cada vez mais virtuais e menos fraternas, cansados de tudo e de nada, cansados do sem sentido do que fazemos.
E o teu convite permanece, continuas a pedir-nos que deixemos tudo e saiamos ao teu encontro, ao encontro do teu jugo que é suave e da tua carga que é leve. Continuas a dizer-nos pela voz do profeta Isaías que aqueles que esperam em ti renovam as suas forças, correm sem se fatigarem e caminham sem se cansarem.
Nesta caminhada de Advento fortalece-nos Senhor na esperança que nos renovas sem cessar, que nos dás asas como as das águias para voar bem alto, para voar serenamente no horizonte do projecto do teu Reino.
Alivia Senhor o nosso cansaço, dá forças aos que andam exaustos e vigor aos que andam enfraquecidos, renova-nos no teu jugo de amor e de humildade.

 
Ilustração:
“Jesus cura os doentes”, vitral da igreja de São Bartolomeu de Roeschwoog, Alsácia.

3 comentários:

  1. Caro Frei José Carlos,

    Li e reli o texto que teceu e pergunto-me quantos de nós não se sentem espelhados na reflexão que partilha.
    É como afirma Frei José Carlos, andamos ...” cansados de tudo e de nada, cansados do sem sentido do que fazemos”, mas pergunto-me também se sabemos ou podemos valorizar o que fazemos e/ou não temos a humildade, a capacidade para aceitar os nossos limites.
    Que o Senhor nos liberte de nós mesmos e “saiamos ao seu encontro”.
    Um grande obrigada, Frei José Carlos, pela partilha da meditação que traduz a vivência de um quotidiano que desejaríamos diferente, pelas palavras de intercessão, e que passo a citar, fazendo-as nossas...” Nesta caminhada de Advento fortalece-nos Senhor na esperança que nos renovas sem cessar, que nos dás asas como as das águias para voar bem alto, para voar serenamente no horizonte do projecto do teu Reino.
    Alivia Senhor o nosso cansaço, dá forças aos que andam exaustos e vigor aos que andam enfraquecidos, renova-nos no teu jugo de amor e de humildade.” Bem-haja.
    Que o Senhor o ilumine, o abençoe e o guarde.
    Continuação de boa caminhada de Advento. Bom descanso.
    Um abraço mui fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar
  2. Isaías era um homem de Fé e só por isso podia afirmar que as nossas forças são renovadas porque confiamos, porque esperamos n´Aquele que há-de vir.
    Que o Advento seja o tempo propício para essa espera confiante. Inter pars

    ResponderEliminar
  3. Frei José Carlos,

    Li com muito interesse este belo texto,profundo e rico de sentido para nossa reflexão.É uma verdade que andamos tão cansados de tudo e de nada,cansados do sem sentido do que fazemos.
    Nesta caminhada de Advento na esperança que nos renovas sem cessar,que nos dás asas como as das águias para voar bem alto,para voar serenamente no horizonte do projecto do teu Reino.
    Alivia Senhor o nosso cansaço,dá forças aos andam exaustos e vigor aos que andam enfraquecidos,renova-nos no teu jugo de amor e de humildade.
    Obrigada,Frei José Carlos,por ter partilhado connosco tão maravilhosa meditação,gostei muito e,também da bela ilustração.
    Que o Senhor o ilumine o ajude e o abençoe.Desejo-lhe uma boa tarde desta semana de Advento.Bem-haja.
    Um abraço fraterno.
    AD

    ResponderEliminar