segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Maria pôs-se a caminho! (Lc 1,39)

Começou a semana do Natal, e com ela a nossa agitação adquire um outro grau, uma urgência que nos faz sentir como se o tempo voasse. Falta-nos tempo para tudo e ainda nos faltam tantas coisas!
Desenfreados pomo-nos a caminho dos centros comerciais, das lojas que lançam a última promoção, desesperamos porque o trânsito não desenvolve e a fila para o pagamento na caixa também não.
Corremos de um lado para o outro, ainda falta a prenda de tal, ainda nos falta este doce de Natal, e no fim de tantas voltas o que desejávamos já está esgotado, ficamos irritados porque o cliente anterior acabou de adquirir o último modelo das existências.
No meio de todas estas correrias esquecemos que estamos a caminho, e que para se chegar à meta do Natal é necessário cuidado, poderíamos dizer até uma certa disciplina, para não nos perdermos, para não desesperarmos, para não chegarmos exaustos.
Necessitamos assim recolocarmo-nos no caminho, no caminho para o encontro de nós próprios e dos outros que gozarão da nossa presença reencontrada. Não podemos ir ao encontro dos outros como um embrulho de Natal sem nada dentro, necessitamos preencher o embrulho do melhor de nós próprios.
Falta perto de uma semana para o Natal e é tempo de parar, de olhar para cada um de nós e perguntar o que vamos oferecer de nós próprios aos outros. Pode ser a nossa esperança, a nossa fé, a nossa confiança, a nossa alegria de viver…
Para me oferecer aos outros vale a pena pôr-me a caminho como Maria!

 
Ilustração:
“Virgem Maria do retábulo da Visitação”, Reno Palatinato, Dorotheum, Alemanha.

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    Agradeço-lhe esta maravilha de mensagem profunda e bela que nos desafia a prosseguir o caminho nestes poucos dias que faltam para o Natal.Maria pôs-se a caminho!Também nós temos que nos pôr a caminho.É tempo de parar,de olhar para cada um de nós e perguntar o que vamos oferecer de nós próprios aos outros.Pode ser a nossa fé,a nossa esperança,a nossa confiança,a nossa alegria de viver...
    Para me oferecer aos outros vale a pena pôr-me a caminho como Maria!
    Obrigada,Frei José Carlos,pela partilha da meditação profunda e bela que nos ajuda a viver o nosso dia mais unida a Maria e pela bela ilustração. Continuação de uma boa semana cheia de paz e alegria.Que o Senhor o ilumine o guarde e o abençoe.Bem-haja.Um bom dia.
    Um abraço fraterno.
    AD

    ResponderEliminar