sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Não temas! (Mt 1,20)

O Evangelho apresenta-nos José como um homem justo, e é na sua justiça humana que decide repudiar Maria em segredo, ela que espera um filho que não é seu.
Decisão congeminada no caldo dos seus valores ancestrais, na cultura patriarcal, mas também no carinho e ternura por aquela que lhe estava prometida.
Podemos imaginar as questões que se lhe colocaram, as dúvidas e as várias hipóteses de solução, num balancear entre o amor e a lei.
Após a decisão tomada, durante a noite e o tormento que ela representa, o enviado de Deus, um anjo, que o desafia a não temer e a acolher Maria com tudo o que ela significa de novidade e aventura.
Ao acolher Maria com todo o risco inerente, e dessa forma a vontade de Deus, José assume o papel e o lugar que lhe compete no plano de Deus, e dessa forma realiza também a verdadeira paternidade ou maternidade a que todos somos chamados.
Com a sua decisão de acolher Maria, apesar dos sentimentos que o perturbavam, José recorda-nos que ao acolher e aceitar a vontade de Deus, estamos a possibilitar que a fecundidade de Deus se realize em cada um de nós.
O temor e o medo face aos convites e apelos de Deus são assim sentimentos que devemos afastar do nosso coração, um coração aberto e disponível para que Deus nasça, a fecundidade aconteça, agora e sempre, de acordo com a vontade de Deus.

 
Ilustração:
“O sonho de São José”, de Pierre Parrocel, Catedral de Nimes.

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    Grata,pela maravilha das suas palavras tão profundas e,por esta excelente ilustração.Como nos diz o texto..."Ao acolher Maria com todo o risco inerente,e dessa forma a vontade de Deus, José assume o papel e o lugar que compete no plano de Deus,e dessa forma realiza também a verdadeira paternidade ou maternidade a que todos somos chamados".
    Com a decisão de acolher Maria, apesar dos sentimentos que o perturbavam,José recorda-nos que ao acolher e aceitar a vontade de Deus,estamos a possibilitar que a fecundidade de Deus se realize em cada um de nós.Obrigada,Frei José Carlos,pela maravilhosamente bela partilha desta meditação,que nos ajudou à nossa reflexão,à nossa caminhada de Advento com mais profundidade.Desejo-lhe uma boa semana com paz e alegria.Bem-haja, Frei José Carlos.
    Que o Senhor o ilumine o abençoe e o guarde.
    Um abraço fraterno.
    AD

    ResponderEliminar