sábado, 12 de dezembro de 2015

O Filho do homem será maltratado por eles! (Mt 17,12)

Hoje, nesta caminhada de Advento encontramo-nos com os momentos imediatamente a seguir à transfiguração de Jesus no alto do monte Tabor. Jesus desce do monte com os três discípulos e estes perguntam pelo profeta Elias e a sua vinda.
A resposta de Jesus associa Elias a João Baptista. O profeta esperado era João que pregava um baptismo de conversão, pelo qual foi maltratado. E tal como João também Jesus sofrerá e será maltratado.
O mistério da encarnação, para o qual nos preparamos através do Advento, coloca assim a cruz no horizonte, não há encarnação sem cruz, não há seguimento de Jesus sem combate.
A Palavra de Deus retira-nos desta forma qualquer pretensão a uma fé de veludo, sem consequências, sem exigências na sua concretização, subtrai-nos qualquer possibilidade de infantilismo, ainda que o Senhor reclame que deixem ir até si os pequeninos.
Ao nos prepararmos para celebrar o Natal temos diante de nós o menino, o Filho de Deus que se faz menino para que o acolhamos na simplicidade e humildade de recém-nascido, mas somos convocados a não deixar de ter presente a cruz e a morte, o processo pelo qual o menino feito homem nos redime da nossa condição pecadora.
Se as luzes e as bolas coloridas nos podem distrair do essencial, o menino na manjedoura recorda-nos que a vida não é fácil, que o seguimento de Jesus é exigente e que não podemos querer segui-lo se não tomarmos a nossa cruz e com humildade a carregarmos juntamente com Ele.   

 
Ilustração:
“Jesus menino dormindo sobre a cruz”, de Orazio Gentileschi, Museu do Prado.

2 comentários:

  1. E porque será que eu, como muitos outros cristãos,ao pensar no nascimento de Jesus não coloco tanto, no meu horizonte, a perspectiva da cruz,da angústia, da morte? E, realmente, se queremos ser coerentes e seguir Jesus de verdade,temos que ter presente que a vida é um misto de alegria e dor, de presépio e de cruz. Mas, como crianças, podemos olhar mais para o presépio e tudo transformar em alegria, não é verdade?

    ResponderEliminar
  2. Frei José Carlos,

    Li i reli a profunda e bela partilha,e como nos diz no texto ..."O mistério da encarnação,para o qual nos preparamos através do Advento,coloca assim a cruz no horizonte,não encarnação sem cruz,não há seguimento de Jesus sem combate.
    Portanto,ao prepararmos para celebrar o Natal temos diante de nós o menino,o Filho de Deus que se faz menino para que o acolhamos na simplicidade e humildade de recém-nascido,mas somos convocados a não deixar de ter presente a cruz e a morte,o processo pelo qual o menino feito nos redime da nossa condição pecadora.
    Não podemos distrair-nos do essencial,o menino na manjedoura recorda-nos que a vida não é fácil,que o seguimento de Jesus é exigente e que não podemos querer segui-lo se não tomarmos a nossa cruze com humildade a carregarmos juntamente com Ele.Por vezes andamos tão cansados e exaustos que é muito difícil levarmos a cruz.
    Que o Senhor nos ajude nesta caminhada do Advento,a sermos mais humildes e aceitar tudo com mais amor.Obrigada,Frei José Carlos,pela partilha desta Meditação e pela bela ilustração.
    Que o Senhor o ilumine o ajude e o proteja.Desejo-lhe uma boa semana de Advento com paz e alegria.Uma boa noite e um bom descanso.Bem-haja.
    Um abraço fraterno.
    AD

    ResponderEliminar