quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

O Senhor é a nossa fortaleza eterna! (Is 26,4)

Vivemos no meio da cidade, cercados de sistemas de vigilância, de alarmes que disparam ao menor sinal. As portas das nossas casas são blindadas e por precaução instalámos um sistema que nos avisa de qualquer intrusão.
Vivemos nas fortalezas que fomos construindo, muito diferentes das muralhas dos castelos e fortalezas medievais, mas ao mesmo tempo em tudo semelhantes, pois as vedações e blindagens que colocamos são fruto dos nossos medos, tal como acontecia com os antigos.
E é face a estes medos que o Senhor nos diz que é a nossa fortaleza eterna, que se nos oferece como lugar de repouso e segurança, que nos garante que Nele nada há a temer.
É o Senhor como fortaleza que nos avisa para termos cuidado com a segurança que colocamos nos homens e nas obras dos homens, que nos alerta para o refúgio que não nos garantem os poderosos apesar das suas promessas atractivas.
É o Senhor que nos abre as portas, que nos convida a entrar, que nos desafia a construir sobre a rocha que é Ele próprio, a colocar a nossa confiança em Si e não nas nossas parcas forças e meios de protecção.
Quanto mais nos protegemos, por nossa conta, mais frágeis nos tornamos, e a ciência e a medicina não deixam de corroborar esta afirmação.
Desta forma não posso deixar de me questionar sobre a confiança que deposito nos outros e em Deus, sobre quê ou quem vou construindo a minha vida, quais são as fontes da minha força e coragem, da minha perseverança em seguir o caminho que Jesus nos abriu.
O meu coração está firme Senhor, o meu coração confia em vós, porque só vós Senhor me concedeis a paz!

 
Ilustração:
“Burg Kerpen”, de Fritz von Wille, Alemanha.  

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    Grata, por este texto tão profundo que nos ajuda à nossa reflexão nesta primeira semana do Advento. O Senhor é a nossa fortaleza eterna.Pois o meu coração está firme, o meu coração confia em vós,porque só vós Senhor me concedeis a paz !
    Obrigada,Frei José Carlos, pela bela partilha,por todo o seu apoio,que nos ajuda nesta caminhada do Advento e pela beleza da ilustração que gostei muito.
    Que o Senhor o ilumine o guarde e o abençoe.Um bom dia na paz do Senhor.
    Um abraço fraterno.
    AD



    ResponderEliminar