sábado, 5 de dezembro de 2015

Recebestes de graça dai de graça! (Mt 10,8)

Está a chegar ao fim a primeira semana do Advento e após a leitura do Evangelho do dia não deixam de ecoar em mim as palavras “recebestes de graça”.
Tantas e tantas coisas que recebemos de graça, que recebemos da generosidade e do amor de Deus, do carinho e da amizade dos amigos, das próprias realizações em que nos envolvemos e empenhámos. Tantas e tantas coisas, que nem damos por elas, pois já as damos como adquiridas, como fazendo parte da nossa vida e do nosso quotidiano.
O dom da vida, que o Senhor nos concede em cada dia, em cada momento a saúde e a alegria, a família e os amigos, o trabalho e o descanso, o braço amigo e a palavra carinhosa, o apoio do colega e até a exigência do chefe.
A gargalhada de felicidade, o olhar compassivo para quem amamos e desculpamos, a flor entregue por amor, o trabalho realizado com esforço mas satisfação, o momento de silêncio, as palavras da oração em cada fim de jornada.
Recebemos tanto de graça que não podemos deixar de agradecer a Deus o recebido. Mas temos também que agradecer o entregue, aquilo que fomos capazes de dar aos outros.
Se temos algo para agradecer do entregue aos outros, da generosidade e do amor do nosso coração para com os outros, é sinal de que os dons recebidos frutificaram, de que não os transformámos em propriedade nossa mas os assumimos como bens comuns para o serviço de todos.
Nesta caminhada de Advento que seja sempre maior a nossa alegria ao dar que ao receber, que a nossa acção de graças seja sempre mais intensa pelo que fomos capazes de dar que pelo que recebemos.

 
Ilustração:
Jardim com flores diversas.

3 comentários:

  1. É bem verdade que passamos pelos dons recebidos como "dados adquiridos" e por isso nos é mais fácil pedir que agradecer, mais habitual receber que dar. Mas o que o Senhor nos ensina é que os dons que recebemos ,o recebemos gratuitamente e assim os devemos partilhar. É a chamada de atenção do Natal: um Deus que se faz Menino e se nos oferece sem nada pedir senão que O acolhamos. Queria que este advento fosse uma espera frutuosa de despojamento e disponibilidade
    para também eu ser capaz de agradecer todos os dons recebidos, do dom da vida ao da amizade, passando por todos os outros; e ser capaz de dar o que tenho e o que sou. Inter pars

    ResponderEliminar
  2. Ao longo da vida, e em todas as dimensões, recebemos tanto do Senhor e dos outros que como Frei José Carlos afirma ...” nem damos por elas, pois já as damos como adquiridas, como fazendo parte da nossa vida e do nosso quotidiano.”...
    E, se “não podemos deixar de agradecer” a Deus o recebido, Frei José Carlos leva-nos mais além, recordando-nos que ...” temos também que agradecer o entregue, aquilo que fomos capazes de dar aos outros” , fruto dos dons recebidos e postos ao serviço de todos.
    Grata, Frei José Carlos, pela partilha da meditação, que nos eleva e conforta, pela maravilhosa ilustração, por lembrar-nos que ...” a nossa acção de graças seja sempre mais intensa pelo que fomos capazes de dar que pelo que recebemos.“ Bem-haja.
    Que o Senhor o ilumine, o abençoe e o guarde.
    Continuação de um bom fim-de-semana.
    Um abraço mui fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar
  3. Frei José Carlos,

    Ao ler este magnífico texto que propôs para Meditação,tão profundo e rico de sentido,que no nosso dia-a-dia nem nos lembramos de tantos dons que Deus nos dá,recebemos tanto de graça que não podemos deixar de agradecer a Deus o recebido.Mas temos também de agradecer o entregue,aquilo que fomos capazes de dar aos outros.
    Se temos algo de agradecer do entregue aos outros,da generosidade e do amor do nosso coração para com os outros,é sinal de que os dons recebidos frutificam,de que não os transformámos em propriedade nossa mas os assumimos como bens comuns para o serviço de todos.
    Nesta caminhada de Advento que seja sempre maior a nossa alegria ao dar que ao receber,que a nossa acção de graças seja sempre mais intensa pelo que fomos capazes de dar que pelo que recebemos.Obrigada,Frei José Carlos ,pela partilha muito profunda e bela,pela maravilha da ilustração.por todo o seu apoio que nos dá força para continuarmos a nossa caminhada de Advento.
    Que o Senhor o ilumine o abençoe e o proteja.Desejo-lhe um bom fim de semana com paz e alegria e um bom descanso.Bem-haja.
    Um abraço fraterno.
    AD



    ResponderEliminar