segunda-feira, 6 de junho de 2011

Tende confiança, eu venci o mundo (Jo 16,33)

À primeira vista estas palavras de Jesus soam como a publicidade enganosa, pois como é possível ter confiança em alguém que está condenado à morte, que aparentemente se apresenta como um fracasso face às expectativas geradas ao seu redor e em relação a si.
Que vitória tinha alcançado sobre os seus inimigos, sobre as tramas que se urdiam para o entregar à morte, para o fazer desaparecer? E mesmo junto dos seus amigos que garantia tinha de que podia confiar neles, que não o abandonariam no momento em que mais necessitaria deles, que era verdadeiramente o seu líder?
Contudo, é nesta perda, nesta derrota total e visível aos olhos humanos que se tece a vitória, porque não é uma vitória obtida com força, com poder ou com dinheiro, com qualquer realidade corruptível e por isso finita. Não são as forças e os poderes deste mundo e as suas influências que asseguram a vitória.
Bem pelo contrário, é na total ausência de tudo isso e na total confiança no amor do Pai que se vislumbra a vitória possível. Um amor eterno e total, gratuito e sem contrapartidas que é capaz de vencer qualquer inimigo, mesmo o mais acicatado como é a morte.
“Eu não estou só, o Pai está comigo”, diz Jesus, e é desta confiança, desta fé que nasce o poder de vencer o mundo, porque apesar de aparentemente só, Jesus está acompanhado daquele que é a presença, que é a relação por natureza, que é o criador e senhor de todas as coisas, mesmo as do mundo que parecem querer vencê-lo. É desta participação e desta unidade íntima que nasce a força para vencer todos os desafios, todos os embates e o mundo no qual se encerra a morte.
Neste sentido, o apelo que Jesus faz aos seus discípulos e a cada um de nós fundamenta-se nesta intimidade e no convite à sua participação. Também nós, cada um de nós, pela intimidade com o Pai, e através do Filho, podemos vencer o mundo e as suas ameaças de morte. Resta-nos apenas ter confiança, essa confiança que Jesus manifestava, porque se sabia acompanhado como nós estamos acompanhados.

1 comentário:

  1. Frei José Carlos,

    Obrigada por nos recordar as palavras que Jesus dirigiu aos discípulos “Tende confiança, eu venci o mundo (Jo 16,33)” e como nos diz dirigem-se também a cada um de nós e dão-nos confiança e coragem para ultrapassarmos as nossas fragilidades, vencermos as nossas dificuldades, pela “intimidade com o Pai, e através do Filho”.
    Peçamos ao Senhor que reforce a nossa fé e ilumine o Caminho até Deus.
    Obrigada Frei José Carlos pela partilha que nos encoraja e nos compromete. Bem haja.
    Um abraço fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar