quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Respeito para encontrar

 
O que permite o encontro com alguém diferente é o respeito, aceitar que o outro seja outro que não eu, que ele tenha diferenças e que essas diferenças me colocam problemas.
Geneviève de Taisne

Ilustração: Baloiços à neve no jardim de Vernier.

3 comentários:

  1. Mas o respeito nem sempre é fácil porque as diferenças, por mais simples que sejam, levantam problemas e criam conflitos difíceis de evitar. Inter Pars

    ResponderEliminar
  2. Não será preciso "cativar" como diriam a raposa e o príncipe? CR1

    ResponderEliminar
  3. Caro Frei José Carlos,

    O respeito pelo outro é o reflexo do respeito por si mesmo. Todos sabemos que é um longo processo de aprendizagem que começa cedo na vida de cada um de nós, vai-se aperfeiçoando e requer auto-conhecimento, humildade, ética, amor, paciência. E, quantas vezes, damos conta que se o respeito faz parte dos valores que integrámos, falhamos muitas vezes e precisamos continuar a purificar o coração de tanta poeira. Se Jesus nos ensinou a amar o próximo como a si mesmo, não será necessário começar pelo respeito pelo nosso semelhante?
    Vivemos tempos em que a clonagem chegou ao homem e as palavras partilhadas de Geneviève de Taisne levam-nos mais além para saber ... “aceitar que o outro seja outro que não eu, que ele tenha diferenças e que essas diferenças me colocam problemas”.
    Grata, Frei José Carlos, pelas palavras partilhadas, intemporais, que nos desinstalam.
    Continuação de um bom dia.
    Um abraço mui fraterno e amigo,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar