sábado, 28 de junho de 2014

O que nos salva

 
O que salva no cristianismo não é um arquétipo atemporal e abstracto, mas o acontecimento de uma carne, num determinado lugar e numa época precisa. A sua vitória não é por outro lado a vitória de um Imortal, mas de um Ressuscitado, o que quer dizer, de quem morreu, e de uma morte horrível, e cuja vida, sendo mais forte, assume esta morte como ocasião de uma oferenda sem restrições.
Fabrice Hadjadj, Le paradis à la porte, 99.

Ilustração: Mosaico do baptistério da igreja de São Paulo em Genebra.

2 comentários:

  1. Caro Frei José Carlos,

    Profundas e intemporais as palavras de Fabrice Hadjadj sobre a vida, paixão, morte e Ressureição de Jesus e do que nos salva como Humanidade, como cristãos ... “A sua vitória não é por outro lado a vitória de um Imortal, mas de um Ressuscitado”... . É o triunfo da vida sobre a morte, do bem sobre o mal, em que acreditamos. Felizes os que acreditamos em Jesus Ressuscitado que fez habitação em nós e entre nós. Peçamos ao Senhor que a fé e a gratidão nunca nos abandonem. Louvemos o Senhor.
    Grata, Frei José Carlos, pelas palavras partilhadas que nos ajudam a meditar. Que o Senhor o ilumine, o abençoe e o guarde.
    Votos de um bom domingo. Bom descanso.
    Um abraço mui fraterno,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar
  2. Frei José Carlos,

    Ao ler o belo "Pensamento do dia" muito profundo e rico de sentido para todos nós.Como nos diz Fabrice Hadjadj ...A sua vitória não é por um lado a vitória de um imortal,mas de um Ressuscitado cuja vida sendo mais forte,assume esta morte como ocasião de uma oferenda sem restrições.Obrigada ,Frei José Carlos,pelas maravilhosas palavras partilhadas que nos ajudam à nossa reflexão.Bem-haja.Que o Senhor o ilumine o proteja e o abençoe.Desejo-lhe um bom Domingo cheio de paz e alegria.Votos de uma boa semana.
    Um abraço grande e fraterno.
    Ad

    ResponderEliminar