segunda-feira, 14 de abril de 2014

A casa encheu-se de perfume! (Jo 12,3)

Iniciamos a Semana Santa, na qual somos convidados a viver a Paixão e a morte de Jesus, com um acontecimento extravagante, com um gesto que Judas considera um desperdício, pois o dinheiro gasto no perfume de nardo puro podia ser utilizado para dar aos pobres.
Respondendo a Judas, e a qualquer outra crítica que pudesse surgir, Jesus defende o gesto de Maria, a irmã de Lázaro, apontando-o como um gesto profético, uma vez que aquela unção se refere à sua morte, é um gesto que no momento exacto não será possível de realizar e portanto se antecipa.
Contudo, e ainda que Jesus não o assuma diante da plateia, aquele desperdício extravagante é mais que um gesto profético, é mais que um sinal da morte, bem pelo contrário, é um sinal da vida, é um gesto de profundo amor.
Maria, com o seu frasco de perfume de nardo puro, de alto preço, faz um dom inestimável a Jesus, um dom devido à sua natureza divina, mas faz também pelos gestos que acompanham o dom, a unção dos pés e a sua limpeza com os cabelos, um dom sem limites devido ao amor divino.
E por isso a casa se enche do perfume de nardo puro vertido sobre os pés de Jesus, pois é a humanidade que Jesus assumira que é perfumada e ungida, o dom de amor feito ao Filho de Deus retorna aos filhos dos homens no dom do amor divino.
Durante esta Semana Santa acompanharemos os acontecimentos que o gesto profético de Maria anunciou, mas viveremos também o mistério do amor, desse perfume divino que o Filho de Deus derramou não só sobre os nossos pés mas sobre toda a nossa pessoa ao resgatar-nos da morte e do pecado.
O perfume puro da redenção, o perfume do amor de Deus pelos homens, espalhou-se pela casa da humanidade e nestes dias somos convidados a aspirá-lo, a respirá-lo a plenos pulmões, embebendo-nos dele para o podermos continuar a difundir por aqueles lugares em que ainda não se encontra.
Tal como Maria, sem medo nem pudor, se colocou aos pés de Jesus para derramar o seu perfume amante, também nós saibamos e tenhamos a coragem para nos colocarmos aos pés de Jesus de modo a sermos perfumados pelo amor da sua graça.

 
Ilustração: “Jesus ungido por Maria”, de Johann Christof Haas.

2 comentários:

  1. Caro Frei José Carlos,

    Li e reli como várias vezes sucede o texto da Meditação que teceu e partilha. Pouco adiantará dizer que considero um texto profundo e belo. Numa semana de alguma tensão para a maioria de nós, em que procuramos o silêncio e a meditação, em que questionamos com mais profundidade a relação de intimidade de cada um de nós com Jesus, o gesto de Maria lembra-nos o que Jesus nos pede: a gratuidade, a generosidade espontânea, não calculista, em suma, o amor sem limites.
    Como nos recorda …” Durante esta Semana Santa acompanharemos os acontecimentos que o gesto profético de Maria anunciou, mas viveremos também o mistério do amor, desse perfume divino que o Filho de Deus derramou não só sobre os nossos pés mas sobre toda a nossa pessoa ao resgatar-nos da morte e do pecado.”….
    Grata, Frei José Carlos, pelas palavras partilhadas, importantes, no início da Semana Santa, que nos ajudam a reflectir e nos desafiam para que …” tenhamos a coragem para nos colocarmos aos pés de Jesus de modo a sermos perfumados pelo amor da sua graça”, com a esperança do encontro na manhã de Páscoa.
    Que o Senhor o cumule de toda a graça, paz, alegria e confiança.
    Um abraço mui fraterno e amigo,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar
  2. Frei José Carlos,

    Li com muito interesse as palavras partilhadas ,que propôs para a nossa reflexão neste início da Semana Santa,muito rico de sentido e profundo.Como nos diz o Frei José Carlos...Tal como Maria,sem medo se colocou aos pés de Jesus para derramar o seu perfume amante,também nós saibamos e tenhamos a coragem para nos colocarmos aos pés de Jesus de modo a sermos perfumados pelo amor da sua graça.Obrigada,Frei José Carlos,pela bela partilha,que nos ajudam com mais profundidade e pela maravilhosa ilustração.Que o Senhor o ilumine o guarde e o proteja.Desejo-lhe uma boa noite e um bom descanso.
    Um abraço fraterno.
    AD

    ResponderEliminar