sábado, 5 de abril de 2014

O carrasco não é homem

 
O juízo sobre o carrasco é só um: ele olha para a sua vítima como se ela não fosse um ser humano e, ao fazê-lo, o próprio carrasco deixa de ser homem, mata o homem em si próprio, torna-se o seu próprio carrasco.
Vassili Grossman, “Tudo Passa”, 134.

Ilustração: Fontes do monumento na Rua da Federação em Genebra.

2 comentários:

  1. Ao ler este pensamento, o que me impressionou não foi o "carrasco" em si mesmo; foi sim o pensar quantas vezes somos carrascos uns dos outros. Sem guilhotina, sem corda, sem seringa mas derramando ódio, inveja, incompreensão, mentira. Neste tempo de Quaresma meditar na oportunidade deste pensamento e tomar medidas adequadas, é necessidade absoluta. CR1

    ResponderEliminar
  2. Caro Frei José Carlos,

    Após uma primeira leitura do “Pensamento do dia” no qual Vassili Grossman nos recorda com profundidade o juízo sobre o carrasco e como o seu comportamento o transforma em vítima de si próprio, “torna-se o seu próprio carrasco”, eu interrogo-me se o ser humano antes de começar a actuar como carrasco relativamento ao outro, ao seu próximo, já não deixou de ser homem, para poder assumir esse papel, e o que pode levar alguém a comportar-se como tal, a revelar o que de pior pode haver em cada um de nós, quando a oportunidade surge, e se faz realidade. Mas esta partilha leva-me mais longe, e considero que muitos de nós pensam no carrasco, como o verdugo, o que inflige castigos físicos… Mas é mais subtil, quando reflectimos sobre o que vamos conhecendo do que acontece no mundo, no passado e no presente, no que nos rodeia, que é a tortura psicológica, não visível…
    Que o Senhor nos purifique e ilumine as nossas trevas para que saibamos sempre percorrer o caminho do bem.
    Bem-haja, Frei José Carlos, pelas palavras partilhadas, que nos desinstalam, que nos desassossegam. Que o Senhor o ilumine, o abençoe e o guarde.
    Votos de um bom dia, com paz, alegria, confiança e esperança.
    Bom domingo.
    Um abraço mui fraterno e amigo,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar