quarta-feira, 23 de abril de 2014

Simulacro de liberdade

 
O mar não é liberdade, é um simulacro dela, um símbolo dela… Mas que bela é a liberdade se um simples simulacro enche o homem de felicidade!
Vassili Grossman, “Tudo Passa”, 228.

Ilustração: Praia nas Ilhas Barbados.

1 comentário:

  1. Caro Frei José Carlos,

    Fico a reflectir nas palavras de Vassili Grossman, o título do post e a contemplar a ilustração. Pergunto de que liberdade falamos, Frei José Carlos? Para mim, é da liberdade interior, espiritual, invisível. “Liberdade é ser, é Vida a fluir livremente através de nós”. Podemos viver sem liberdade de movimentos, sob opressão, mas nada, nem ninguém nos consegue impedir de continuar a buscar a liberdade, procurar beber a Água Viva. É fazer o caminho que nos liberta das amarras que nos prendem aos valores externos, às aparências, às nossas dependências ...
    Ser livre não é viver isolado ou isento de deveres e responsabilidades pessoais, cívicas e sociais...
    Senhor, o caminho para a liberdade, para a transparência, para a imensidão para o qual nos convocas em permanência é difícil. Dai-nos forças, Senhor, para a luta interior que precisamos travar para nos libertarmos das teias que nos prendem, porque a ...”liberdade é bela e enche o homem de felicidade”, como nos recorda Vassili Grossman.
    Grata, Frei José Carlos, pelas palavras partilhadas que nos questionam. Que o Senhor o cumule de todas as bençãos.
    Continuação de um bom dia, com paz, alegria e confiança.
    Um abraço mui fraterno e amigo,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar