segunda-feira, 21 de abril de 2014

A verdadeira força

 
Por mais altos que sejam os arranha-céus, por mais potentes que sejam os canhões, por mais ilimitado que sejam o poder do Estado e a força do império, tudo isso é apenas fumo e nevoeiro que vai desaparecer. O que se mantém, se desenvolve e vive é a verdadeira força, a liberdade. Viver significa ser livre. Nem tudo o que é real será razoável. Tudo o que é desumano é também absurdo e inútil!
Vassili Grossman, “Tudo Passa”, 222.

Ilustração: Torre Eiffel em Paris.

1 comentário:

  1. Caro Frei José Carlos,

    Nos princípios de Abril do ano em curso, num excerto de Vassili Grossman, “Tudo Passa”, 179, recordava-nos que …” A liberdade do homem está acima de tudo”… . Hoje, lembra-nos do mesmo autor que tudo é ilusório, vão, que se esfumará, desaparecendo … e que só a liberdade é a “verdadeira força” que se desenvolve e vive. O caminho para a liberdade não é fácil, implica “luta interior, sofrimento, atravessar desertos, buscar a verdade em todas as coisas”.
    Que o Senhor torne mais leves os obstáculos do caminho que vamos percorrendo, que nos ajude a superar os nossos limites em cada dia, para vivermos a vida “em plenitude e verdade”.
    Grata, Frei José Carlos, pelas palavras partilhadas que nos desafiam e encorajam a prosseguir o caminho da liberdade, da transparência.
    Que o Senhor o ilumine, o abençoe e o guarde.
    Bom descanso.
    Um abraço mui fraterno e amigo,
    Maria José Silva

    ResponderEliminar