segunda-feira, 4 de outubro de 2010

São Francisco e São Domingos em Roma

É antiga a tradição que diz que São Domingos e São Francisco se encontraram em Roma. São antigas também as representações artísticas deste encontro, de que a imagem anexa é um exemplo. É uma obra barroca espanhola e encontra-se no convento dominicano de San Pablo de Valladolid.
Assim, e face à antiguidade da tradição e das representações é inevitável que regressemos à “Vitae Fratrum Ordinis Praedicatorum”, a essa compilação que Gerard de Frachet compôs sobre a vida dos primeiros irmãos da Ordem dos Pregadores. É aí que encontramos o primeiro relato deste encontro e a fonte da representação iconográfica.
Certo frade menor, virtuoso e digno de crédito, companheiro durante muitos anos de São Francisco contou a alguns irmãos que o bem-aventurado Domingos, enquanto estava em Roma, suplicando a Deus e ao Papa a confirmação da Ordem, certa noite mergulhado na oração, como era seu costume, pareceu-lhe ver Jesus levando em sua mão três lanças. A Virgem Maria, de joelhos rogava-lhe que se compadecesse dos homens e que temperasse a sua justiça com a misericórdia.
Jesus respondia-lhe: Não vês a maneira como me tratam? Pode a minha justiça passar por alto tanto mal?
A Virgem disse-lhe: Tu sabes tudo e sabes que ainda há um caminho pelo qual os homens voltarão a Ti. Tenho um servo fiel, envia-o ao mundo como teu mensageiro. Os homens te buscarão e te confessarão Salvador do mundo, pois o és. Outro servo o ajudará a levar por diante a missão.
Respondeu-lhe Jesus: Agrada-me o que me pedes. Diz-me a quem queres confiar tão difícil missão? Foi então que a Virgem Maria apresentou o bem-aventurado Domingos a Jesus, o qual disse: Sei que cumprirás o que dizes. Igualmente lhe apresentou o bem-aventurado Francisco.
O bem-aventurado Domingos ficou a contemplar o seu companheiro e, embora o não tivesse visto anteriormente reconheceu-o imediatamente no dia seguinte quando por casualidade o encontrou na igreja. Dirigiu-se a ele, beijou-o, abraçou-o e disse-lhe: ‘Tu és meu companheiro, irás sempre comigo, permaneçamos juntos’:
Contou-lhe a visão que tivera. E as suas vidas converteram-se em uma só alma e em um só coração diante de Deus. E isto mesmo desejaram para os seus filhos para sempre.”
O sonho de Domingos descrito neste relato de Gerard de Frachet é também a fonte iconográfica de uma outra representação, de que podemos encontrar um exemplar exposto no convento de Mafra.
Com este relato e estas duas imagens prestamos a nossa homenagem a São Francisco, que conjuntamente com São Domingos deu um novo rosto à Igreja de Cristo.

4 comentários:

  1. Bom dia Frei José Carlos,
    O verbo da palavra e da iconografia realçam a beleza das vidas de São Domingos e de São Francisco, animadas por um só coração,já por si tão apaixonantes.
    Permita-nos fazer nossa esta homenagem que connosco partilha.
    Um abraço,
    GVA
    GVA

    ResponderEliminar
  2. Frei José Carlos,

    Que o exemplo da vida de São Franscisco de Assis e de São Domingos que ...“deram um novo rosto à Igreja de Cristo” sejam fonte privilegiada de inspiração para todos nós.
    Obrigada pela partilha desta homenagem a São Francisco. Bem haja.
    Um abraço fraterno,
    MJS

    ResponderEliminar
  3. Boa noite, Frei José Carlos

    Agradecemos o novo rosto do seu blog. Está super bonito e apelativo com tanto bom gosto...
    Todos os relatos apresentados, principalmente o referente a S. Bruno, S.Francisco e S. Domingos, são uma verdadeira meditação sobre o exemplo heroico de vidas consagradas a Deus no seguimento de Jesus.
    Continuação de bom trabalho, em prol da evangelização.
    Saudações fraternas.
    MFL

    ResponderEliminar
  4. Caro Frei José Carlos
    Interessante a sua informação.
    São as cenas de vida de S. Domingos e S. Francisco por certo os motivos dos paineis em azulejo que revestem o transcepto e as paredes do espaço do altar mor na Igreja de S. Domingos de Benfica, Igreja muito antiga de Lisboa e que foi dos Dominicanos.
    Cumprimenta
    José Freire
    josefreiresilva@gmail.com

    ResponderEliminar